A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Este é o meu Big,lindoooo!!
Originário da Alemanha, o Dachshund, também chamado de Teckel, Dachel, ou Dachsel era usado para caçar animais de toca. Na verdade o nome deste pequeno animalzinho significa Dachs = Texugo, Hund = caçador, ou seja O Caçador de Texugos.

Os Dachshund de pêlo longo costumam ser mais dóceis e calmos que os de pêlo curto ou de pêlo duro.

Por outro lado, os Dachshund de pêlo duro são considerados os mais agitados e bagunceiros, do tipo que sai carregando o rolo de papel higiênico pela casa toda. O motivo de tal personalidade inquieta seria o cruzamento dos Dachshund de pêlo curto com vários tipos de terriers (conhecidos pelo temperamento agressivo, cheio de vida, teimoso e arteiro) para conseguir um pêlo mais duro.

Além de sua aparência esguia e "esticada", o que lhe valeu o apelido de salsicha, a característica mais marcante de um Dachshund é a personalidade. Eles são bravos guerreiros, agitados, cheios de vida e prontos para entrar em ação a qualquer momento.
São independentes, mas ao mesmo tempo adoram participar de tudo que suas famílias fazem. E não é raro vê-los grudadinhos como chiclete, o dia todo, nos seus donos. Também adoram brincar, desde que você siga as regras deles, e não o contrário.

Observando o temperamento do Dachshund chega-se a conclusão de que ele é como um grande cão dentro de uma embalagem pequena. São territoriais e não têm medo de expulsar qualquer intruso que se aproxime sem ser convidado. Também é comum que sejam bastante ciumentos de "seu humano" predileto, chegando a impedir que outras pessoas da família cheguem muito perto.

Quando bem socializados, ainda pequenos, eles são ótimas companhias para crianças (desde que estas saibam como manuseá-los com cuidado), e também com outros animais. Caso contrário, a herança agressiva de cão de caça irá se sobressair, e em caso de se sentirem ameaçados não hesitarão em morder para se defender.

O pequeno porte, o olhar inteligente e curioso, e a aparência engraçadinha, são fatores que tornam o Dachshund uma opção para pessoas que moram em apartamentos, mas todas as pessoas que pretendem ter um cãozinho desta raça deveria saber que eles costumam ser bastante barulhentos e destrutivos, quando deixados sozinhos por longos períodos de tempo.

Muitos sofrem de ansiedade, e por excesso de mimo e falta de exercício adequado tornam o convívio insuportável para os que têm um espírito menos tolerante. Não que esta seja uma prerrogativa única dos Dachshunds (qualquer cachorro submetido a esta combinação pode tornar a vida difícil para os donos), mas parece que a aparência meiga e inocente destes pequeninos acaba enganando muita gente. 
No livro The Intelligence of Dogs de Stanley Coren o Dachshund ocupa a 49ª posição entre as raças pesquisadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário