A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

domingo, 9 de março de 2014

Corpo amoroso



Entrevista com Moumina Jeffs sobre O Corpo Amoroso e Terapia dos Tipos Corporais !

1) Eu gostaria que você se apresentasse e falasse da sua formação acadêmica. Quantos anos você tem ? Onde você nasceu e onde você mora?

Tenho 56 anos de idade. Nasci no Reino Unido , que é onde eu vivo no momento. Eu originalmente estudei Psicologia e, em seguida, prossegui estudando terapia através da dança, e continuei minha formação durante muitos anos em Bioenergética , Trabalho Reichiano, Terapia Primal , Tantra e Constelação Familiar.

2) Qual é o significado de um “Corpo Amoroso” ?

A maioria de nós acha que amar nosso corpo significa sentir-se satisfeito com a forma como ele aparenta. Ou, para outros, talvez significa escolher comer uma boa comida e fazer exercícios físicos. O primeiro parece ser uma meta cada vez mais distante , especialmente para as mulheres. O segundo é, naturalmente, melhor do que comer alimentos não saudáveis e não fazer nenhum exercício. No entanto estas duas atitudes aproximam-se de nosso corpo a partir do exterior, do ponto de vista mental ou de uma decisão mental. Se comer boa comida e fazer atividade física é apenas uma disciplina mental que nós impomos a nós mesmos , logo em seguida, nosso inconsciente irá rebelar-se de alguma forma e sabotar nossas boas intenções. Eu descobrir que realmente para amar seu corpo, você precisa senti-lo desde o seu interior ... para aprender a ouvir suas mensagens.

3) Qual é a origem desta terapia?

Essa terapia é baseada no casamento de Meditação com o trabalho de Respiração Neorreichiana , Dança Terapia e Cura do Trauma Somático. Eu desenvolvi este trabalho, ao longo dos anos, quando minha experiência de meditação me levou a descobrir sua ligação com o estado de estar presente, como uma experiência sentida no corpo. Aprender a estar presente em nosso corpo, com as diferentes emoções e sensações que passam por ele, faz da meditação uma realidade viva .

4) Você poderia explicar mais sobre isso?

Em situações da vida diária de intimidade , da vida familiar e do trabalho, nossos corpos constantemente nos enviam mensagens que não ouvimos ou não reconhecemos. Nós crescemos descontentes porque não podemos reconhecer as reais necessidades do nosso corpo e não podemos transmiti-las para outras pessoas. Ou a nossa atitude de insatisfação e desagrado para com nosso próprio corpo faz com que seja difícil receber amor dos outros .

Terapia do Corpo Amoroso ajuda -nos a abrir os canais de conexão entre nosso corpo e nosso ser interior , de modo que nossas qualidades essenciais possam ser liberadas para enriquecer a nossa intimidade e criatividade.

O corpo precisa relaxar das tensões que vêm de sentimentos bloqueados e de emoções rejeitadas, assim o corpo pode fluir em sua vivacidade natural. Terapia do Corpo Amoroso ajuda você a fazer isso.

5) Quais são os principais benefícios?

Eles são diferentes para cada pessoa, uma vez que é um processo individual .
Mas os principais benefícios que eu diria sobre este trabalho são:
-Abre-nos para o nosso corpo de uma forma amorosa
-Ensina-nos a estar presente em nosso corpo
-Encontra os caminhos internos para recuperar a sensibilidade e vitalidade.
-Libera e descarrega antigas tensões e emoções
-Nos traz para o aqui-e-agora.

Um corpo cheio de alegria é o nosso direito de nascença!

6) Quais são as cinco estruturas básicas de caráter identificadas por Reich?

Em termos de história de vida, o primeiro caráter a ser formado é o chamado ' Esquizóide '. Baseia-se na sensação de não ser acolhido pela vida ou pela família, uma sensação de estar sob ameaça. O corpo tende a ser magro e contraído. O segundo a ser formado se baseia em ser abandonado durante os seus vulneráveis primeiros anos de vida e é chamado ' Oral ' . O corpo também é muitas vezes magro, mas com uma qualidade de abatimento e o olhar infantil. O terceiro tem a ver com as distorções em torno da experiência de poder, chamado ' Psicopata ' . O corpo pode ter sua metade superior maior e mais dominante . O quarto é quando a energia expansiva e a liberdade foram inibidas, e é nomeado ' Masoquista ' . O corpo tende a ser baixo e gordo. O quinto tem a ver com a sexualidade , o amor e a conquista e é nomeado ' Rígido ' . O corpo está ereto e é musculoso.

Eu também uso os nomes descritivos de Ron Kurtz , onde o tipo Esquizóide torna-se o "sensível/retraído ". O tipo Oral torna-se o “dependente/cativante ", ou, quando há uma camada de compensação , 'auto-suficiente'. O tipo Psicopata torna-se o 'enganoso'- "duro/generoso" e "encantador /manipulador”. O tipo Masoquista torna-se o “sobrecarregado/sofredor" e o tipo Rígido “trabalhador / com excesso de foco” e “pegajoso - expressivo".

7) Como é que eles podem influenciar nossas vidas?

Reich, e seu aluno Alexander Lowen descobriram que a tensão emocional realmente muda a forma do corpo em crescimento, em resposta direta à privação de necessidades específicas de uma criança em uma determinada idade .
Quando isso acontece, e isso acontece com a maioria de nós , perdemos o contato com certos aspectos da nossa essência. Isso às vezes é referida como uma cisão na alma. Ela se manifesta em nossas personalidades em formas destrutivas, e vive no corpo como tensão, fraqueza, gordura e até mesmo disfunção nos órgãos.

8) Qual é o objetivo desta terapia ?

Terapia dos Tipos Corporais revela os segredos escondidos do corpo, revela nossas vidas. Muitas vezes, todo o roteiro inconsciente que vivemos é revelado pela forma do nosso corpo. Trabalhando com o corpo , podemos nos libertar desse roteiro.
Muitas pessoas já me disseram que o processo terapêutico relaxa profundamente algo dentro deles, possibilitando um entendimento melhor para seu tipo corporal. Elas veem o quanto o seu comportamento está relacionado ao seu tipo corporal, e podem dar um passo para trás enquanto elas testemunham como esses mecanismos funcionam. Elas podem parar os maus tratos que fazem a si mesmos, por constantemente condenar os seus traços de personalidade negativos. Em vez de culpar a si mesmas quando padrões limitantes ficam repetitivos nas suas vida , elas podem ter compaixão e fazer escolhas mais nutritivas em seu lugar. Agora elas podem ver onde esses padrões originam. Faz sentido, não apenas com a compreensão da mente , a lógica , ou em um nível puramente mental. Agora a consciência se expande.

Terapia dos Tipos Corporais trabalha para libertar a vitalidade e a alegria com que nascemos. Permite que você descubra o que o seu corpo é, sem as vozes sociais e parentais , que lhe dizem quem devem ser e quem não devem ser. Além disso , o corpo é selvagem , e o corpo é sensível. O corpo é forte e é infinitamente suave. Ele expressa sua alegria. Ele conecta você com amor aos outros, e conecta você profundamente dentro de si mesmo com sua própria bem-aventurança interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário