A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

FLOR - DE - LÓTUS - Nelumbo nucifera

Nelumbo nucifera é uma planta aquática da gênero Nelumbo, conhecida popularmente como lótus ou flor-de-lótus. Apesar disto, esta planta não integra a família Nymphaeaceae (Nymphaeales), onde estão classificados a maioria dos lótus, fazendo parte da família Nelumbonaceae (Proteales).

Trata-se de uma planta nativa da Ásia, habitante de cursos de água lentos ou lagoas de água doce, vivendo a pouca profundidade. É enraizada no fundo lodoso por um rizoma vigoroso, do qual partem grandes folhas arredondadas, sustentadas acima do espelho de água por longos pecíolos. Produz belas flores rosadas ou brancas, grandes e com muitas pétalas. É conhecida pela longevidade das suas sementes, que podem germinar após 13 séculos. Serviu de inspiração para a arquitetura do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo.

Este lótus é cultivado como planta ornamental em jardins aquáticos de todo o mundo.
Uso culinário
As flores, as sementes, as folhas novas, e as "raízes" (rizomas) desta espécie de lotus são comestíveis.
Na Asia, suas pétalas são empregadas como enfeites, enquanto suas largas folhas são utilizadas para embrulhar comida.

O rizoma desta espécie de lótus é chamado de "ǒu" (藕) em Chinês, de "bhe" em algumas regiões da Índia e Paquistão, e de "renkon" (レンコン,蓮根 [1]) em Japonês). São ingredientes vegetais de uso comum em sopas e frituras.
Pétalas, folhas, e rizomas podem também ser comidos crus, mas assim há risco de transmissão de parasitas (e.g. Fasciolopsis buski), portanto é recomendado que sejam cozidas antes de serem consumidas.
Simbolismo religioso


Meditação em postura de lótus
Sua simbologia é uma de suas virtudes mais apreciadas: é associada à pureza espiritual e ao renascimento. Uma das flores mais belas nasce em meio à lama, inspirando um caminho de purificação e de transcendência em relação a tudo que é considerado impuro no mundo.
Segundo o Budismo, Buda é simbolizado em estátuas sobre uma flor de lótus justamente com essa ideia citada acima sobre a transcendência do mundo comum (a lama, o lodo), a iluminação perante a confusão mental (dualidade da mente).
"Flor de lótus" também é o nome de uma postura de meditação onde o praticante se senta com as pernas cruzadas e as plantas dos pés voltadas para cima.
Galeria

Botão em formação
 
Botão se abrindo





Sementes sem pétalas

Sementes secas juntas a um botão florescendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário