A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

sábado, 19 de abril de 2014

Homenagem ao meu bisavô índio puri Deocleciano

19 de Abril - Dia do Índio
Índios Coropós, Coroados e Puris
Índios Coropós, Coroados e Puris

                É muito comum, vez por outra, ouvirmos alguém eufórico e visivelmente orgulhoso identificar-se como descendente de índios, narrando o fato de que algum membro de sua família – por exemplo, a avó – foi pega a laço no meio do mato. O que muitos desconhecem são determinados detalhes históricos, como a que tribo pertenciam os índios que habitavam Ubá e regiões circunvizinhas, seus supostos antepassados.
                Segundo nos conta a história, os índios Coroados, Coropós e Puris foram os primeiros habitantes da nossa região. Somente por volta de 1790, a expedição do Padre Manoel Jesus de Maria (após desviar-se de sua rota e seguir um dos afluentes do Rio Chopotó) chegou às margens do Rio Ubá, até então habitada apenas por estas tribos. Na ocasião, a comitiva catequizadora acampou próximo ao rio e, no local, construiu uma capela, utilizando barro nas paredes e folhas de palmeiras na cobertura. Esta construção, mais tarde, daria origem à Igreja São Januário. Trata-se do primeiro marco na fundação da futura Cidade Carinho.
                Em virtude da proximidade da data comemorativa do DIA DO ÍNDIO, o AHCUBA preparou um trabalho que relata as origens da colonização da Zona da Mata mineira e a presença marcante das descritas tribos, aludindo à sua importância histórica no processo de formação da população e das cidades, além de traçar um perfil sócio-cultural de como se portavam os povos indígenas frente às investidas do homem branco.
                Figuras indeléveis do processo de colonização, os índios tiveram papel fundamental no desbravamento de nosso território e na definição dos seus limites. A herança por eles deixada foi preponderante para que o Brasil se tornasse o país multicultural e de tanta riqueza e diversidade étnica dos dias de hoje e, portanto, devemos a eles o nosso reconhecimento e gratidão. Sem fechar os olhos para todo o derramamento de sangue havido em função daqueles que não se deixaram catequizar, o Dia do Índio deve ser encarado não apenas como uma data comemorativa mas, sobretudo, como uma oportunidade para a reflexão atual sobre o verdadeiro papel dos índios na nossa História e na nossa sociedade.
                O trabalho – um breve relato histórico ilustrado que remota ao descobrimento do Brasil e à colonização de nossa região (Zona da Mata) – será disponibilizado às escolas do município, podendo ainda ser acessado no site da Prefeitura Municipal  (Arquivo Histórico). Vale a pena conferir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário