A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Kocheril Rama Narayanan

K. R. Narayanan



10º Presidente da Índia Índia
Mandato 25 de julho de 1997
a 25 de julho de 2002
Vice-presidente Krishan Kant
Primeiro-ministro Inder Kumar Gujral
Atal Bihari Vajpayee
Antecessor(a) Shankar Dayal Sharma
Sucessor(a) A. P. J. Abdul Kalam
Vida
Nome completo Kocheril Raman Narayanan
Nascimento 4 de fevereiro de 1921
Kottayam, Kerala, British Raj Red Ensign.svg Índia britânica
Morte 9 de novembro de 2005 (84 anos)
Nova Déli
Nacionalidade Indiana
Dados pessoais
Alma mater Universidade de Kerala
Partido Flag of the Indian National Congress.svg Partido do Congresso
Religião Hindu
Kocheril Raman Narayanan (n. em Uzhavoor em Kottayam, Kerala, 4 de Fevereiro de 1921 – m. 9 de Novembro de 2005), conhecido como K. R. Narayanan, foi o décimo Presidente da República da Índia, entre 1997 e 2002.

Foi o único Dalit, ou intocável, e o único Malayali a chegar a presidência. Após um período como jornalista estudante de ciências políticas na London School of Economics começou sua carreira política na Índia como membro do ministério das relações internacionais sob a administração de Nehru.

Serviu como embaixador no Japão, Reino Unido, Tailândia, Turquia, República Popular da China e Estados Unidos. Era citado por Nehru como “o melhor diplomata do país”. Começou na política a pedido de Indira Gandhi e ganhou três sucessivas eleições gerais para o Lak Sabha (parte do parlamento indiano) e serviu como Ministro do Estado no gabinete da União sob Rajiv Gandhi. Foi eleito vice-presidente em 1992 e presidente em 1997.

Visitou Portugal em 1998, por ocasião das celebrações dos 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia. Numa entrevista concedida em Lisboa ao jornal Diário de Notícias, elogiou o navegador português como agente de ligação entre o Ocidente e o Oriente e relativizou as críticas da época, em alguns sectores nacionalistas indianos, à figura do almirante nascido em Sines.

 (*) O sistema de castas da Índia é uma divisão social importante na sociedade hindu, e não apenas na Índia, mas também no Nepal e em outros países e populações da mesma religião. Embora inerente ao hinduísmo, o sistema de castas também foi observado entre seguidores de outras religiões no subcontinente indiano, incluindo alguns grupos muçulmanos e cristãos. A Constituição Indiana, desde 1950, proíbe a discriminação contra os dalits, rejeita a discriminação de acordo com os princípios democráticos e seculares que fundaram a nação. Todavia, ainda que barreiras de castas possam eventualmente ter deixado de existir nas grandes cidades, persistem na zona rural do país. Quem nasce numa casta não pode subir nem descer a outra, seja através do casamento, seja por capacidade pessoal. Define-se, portanto, uma casta, como grupo social hereditário, no qual tal condição passa de pai para filho.  Os "sem-casta", ou "Dalit", são párias -  também chamados de haridchans eharyans -  nome dado aos untouchables por Gandhi – ou seja, aqueles que executam as tarefas mais impuras. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário