A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

sábado, 10 de maio de 2014

ADORÁVEL ÍNDIA

Localizada no estado de Karnataka (o mesmo de Bangalore), Gokarna é a que melhor representa o espírito easy-going indiano. Banhada pelo Mar Árabe, a cidade conta com belas praias, pequenas e charmosas vilas, além do tradicional comércio hippie – mais comum em Kudle Beach. Basta chegar que já se nota: paira no ar uma sensação constante de preguiça e de contemplação da natureza.
Bangalore Feb 2013 009
Kudle Beach – é a mais movimentada, contando com muitos restaurantes, vendinhas, pousadas, além de hippies estirados na areia, vendendo bijuterias, artesanatos e souvenires indianos. Na praia mais ocidental da cidade, encontra-se praticamente todo tipo de nacionalidade.
Bangalore Feb 2013 035
Em Kudle, ainda é possível pegar um bote (paga-se 300 rúpias por pessoa tendo em média um grupo de dez visitantes, no entanto, como tudo na Índia, o valor varia com o poder de negociação e com o bom humor do condutor) para conhecer outras praias. Os destinos mais procurados são Ohm Beach (mais famosa), Paradise Beach (antigamente badalada, mas hoje sem comércio) e Half Moon Beach (menor e mais deserta – ideal para relaxar).
Bangalore Feb 2013 054
Acomodação – Hospedar-se em Gokarna é um exercício de desapego dos padrões ocidentais (no bom sentido, é claro). Na praia de Kudle, predominam guest-houses que seguem modelos de vilarejos indianos. Os banheiros são com latrinas e os quartos, na maioria das vezes, são charmosas cabanas. Rústico e encantador ao mesmo tempo.
Bangalore Feb 2013 077
O clima de liberdade é geral nas praias, no entanto, é aconselhável às garotas (especialmente com biquínis) estarem acompanhadas. A cidade em si é bem acolhedora: pequenas vendas em estreitas ruas dividem espaço com moradores, templos e rickshaws. Curiosidade: Gokarna significa “orelha de vaca” em kannada (idioma local), uma referência ao animal sagrado do hinduísmo.
Bangalore Feb 2013 102
A guest-house Shiva Prasad é uma boa pedida para quem deseja economizar e ficar perto do mar (em frente à Kudle e a uma distância razoável de Ohm). Com diárias de 250 rúpias, a pousada sintetiza toda a atmosfera da cidade. Na entrada, um letreiro ironicamente avisa: “no alcohol, no drugs”.
Bangalore Feb 2013 166
Bangalore Feb 2013 151
No sábado de manhã, logo após chegar, conversei com Tina, que trabalha na recepção e deve estar em torno dos seus 60 anos. Com vestido indiano, cabelos imensos, esvoaçantes e muitos dread-locks, ela nos recebeu com um sorriso no rosto, tomando chai e fumando um cigarro. Natural do Reino Unido, Tina passa seis meses na pousada e o outro semestre em casa. E assim tem feito por 13 anos. Realmente, há algo de muito sedutor em Gokarna, que não passa despercebido.
Bangalore Feb 2013 186
Bangalore Feb 2013 188

Telefonia celular na Índia

Nenhum comentário:

Postar um comentário