A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

MINHA ADORÁVEL ÍNDIA

          A Índia é um país lindo e rico em histórias, rotas comerciais, vastos impérios e uma cultura fabulosa.
         Com uma religiosidade moldada por 4 grandes religiões: Hinduísmo, Budismo, Jainismo e Sikhismo, um povo multiétnico e uma vasta história milenar.
          Mas quero falar da importância das flora indiana, rica em tradições, colorida pela beleza das flores e de sua diversidade.
          Há três símbolos nacionais indianos na flora e fauna: o pavão indiano, o tigre de Bengala e a flor de Lotus.


Um declínio súbito do número de tigres-de-bengala na Índia está a obrigar as autoridades locais a tomar medidas de emergência para não deixar que esta espécie deixe de existir em definitivo no seu território.

A Índia ainda é o país do mundo onde existem mais tigres-de-bengala, estima-se que ainda resistam aqui cerca de 1400 animais, onde há pouco mais de um século eram cerca de quarenta mil. Em toda a Ásia deverão viver em liberdade entre 1700 a 2500 animais.


A causa de desaparecimento destes majestosos animais tem sido, exclusivamente, o Homem. Os tigres não têm outros predadores e, para além dos caçadores profissionais clandestinos, também as populações abatem tigres com frequência, já que estes atacam os humanos que invadem as suas áreas, e por esse motivo os humanos matam os tigres. O desastre total pode estar próximo, com o desaparecimento para sempre destes animais da Índia, tanto mais que, em liberdade, os tigres-de-bengala não costumam ter uma esperança de vida muito além de 10 anos e a taxa de mortalidade das crias é muito alta, cerca de 50%, dificultando a recuperação da espécie. Já em cativeiro, podem viver mais de 20 anos.

      Os bosques da India variam de florestas úmidas em Andamão, Gates Ocidental e de bosques frios do Himalaia, há os bosques caducifólios da India Oriental e a planicie ocidental do Ganges.

          Entre suas árvores importantes está o Neem medicinal, usado na fitoterapia e elaboração de remedios caseiros, o Cártamo, o Castanheiro da India e a Curcuma.


          A Saraca Indiana ou Açoca é uma planta sagrada na India, segundo a lenda Buda nasceu sob o pé de uma Açoca.


          As flores na India tem um papel muito especial, pois alem de aromatizar e enfeitas casas, são usadas para fazer os Pushpamalas, as belas guirlandas de flores.


          Estes colares delicados são oferecidos como sinal de respeito e honra, são para dar boas vindas aos visitantes e principalmente para honrar mestres espirituais e deuses.


          Depois das cerimonias religiosas nos templos os colares são colocados nas imagens dos deuses e se tornam requisitados pelos devotos por sua boa energia.


          O jarmim na India tem uma característica interessante, a de produzir flores que mudam de cor, nascem brancas e com o tempo se tornam vermelhas e com um suave perfume.


         O Vale das Flores fica no Parque Nacional de Himalaia e é famoso por seus gramados floridos e por ser um abrigo para vários animais em extinção.



          As flores preferidas pelo deus Ganesh, o deus da prosperidade são as dahlias e os ibiscos, Vishnu, o deus Criador gosta de jasmi e Shiva, a deusa da transformação gosta de cravos.
        India um país florido e sagrado!


EU AMO ESTA FLOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário