A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

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Big Meu Lindo.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Rajiv Ratna Gandhi

Rajiv Gandhi (Bombaim, 20 de agosto de 1944 — Sriperumbudur, Tamil Nadu, 21 de maio de 1991) foi primeiro-ministro da Índia entre 1984 e 1989 e líder do Partido do Congresso Nacional Indiano. Filho mais velho de Indira Gandhi, a quem sucedeu no governo indiano após seu assassinato por seus guarda-costas sikhs. Rajiv, por sua vez, tal como a mãe, foi assassinado, só que por extremistas tamils, durante a campanha eleitoral de 1991.

Rajiv, antes de entrar na política, era piloto de aviões comerciais. Era casado com a italiana Sonia Gandhi, que o sucedeu como líder do Partido do Congresso da Índia, com quem teve dois filhos.
Morte-21 de maio de 1991 (46 anos)
Sriperumbudur, Tamil Nadu, Índia




Por B RamanIssue Trecho do livro: O Kaoboys de R & AW | Data: 01 de novembro de 2010
O assassinato de Rajiv Gandhi

Segurança Interna
O Governo fez a pretensão de fazer tudo o que for necessário e possível para a proteção de Rajiv Gandhi, tendo em vista as sugestões do Congresso (I) - sem levar a um passo que teria assegurado sua proteção - ou seja, que altera a Lei SPG para tornar o SPG responsável pela proteção dos Primeiros-Ministros do passado também. Congresso (I) teria definitivamente suportado essa alteração. Por razões, que não estavam claras para mim, o Governo VPSingh evitado fazer isso. 
A Lei SPG foi alterado após o assassinato de Rajiv Gandhi para tornar o SPG responsável pela proteção de todos os Primeiros-Ministros do passado e também de suas famílias. Se isto tivesse sido feito antes de seu assassinato, esta grande tragédia poderia ter sido evitada.
Era minha opinião que, mesmo se houvesse qualquer dificuldade política em ter a Lei SPG alterada , maneiras poderia ser encontrado para continuar a estender a proteção SPG a ele através de uma decisão do executivo do primeiro-ministro . O único problema que teria surgido foi com a Fazenda, o que pode não ter aprovado a despesas incorridas por sua proteção pela SPG desde que legalmente não tinha direito a ele.
Essa dificuldade poderia ter sido superado pelo encontro das despesas com os fundos operacionais das agências de inteligência. Eu sabia de casos em que a segurança física especial tinha sido prestados ao mesmo particulares , que não estavam no Governo , através do cumprimento das despesas com os fundos operacionais das agências de inteligência. O Governo poderia ter facilmente estendido este gesto de Rajiv Gandhi.
Em cada etapa , foram feitas tentativas para envergonhar Rajiv Gandhi e do Congresso (I). Quando o seu partido pediu que a proteção SPG ser estendido para ele, foi dito que , enquanto isso não seria possível , o Governo poderia transferir para os oficiais da Polícia Delhi SPG em quem tinha confiança pessoal para que eles pudessem continuar a fornecer de arrumação proteção para ele. A coisa toda foi feito maliciosamente a aparecer pelo Governo VPSingh como uma questão de lealdade pessoal a Rajiv Gandhi e não da competência institucional. O Congresso (I) queria proteção SPG para Rajiv Gandhi não porque ele gostava de alguns oficiais do SPG , mas porque tinha melhor conhecimento e competência que a polícia.

Uma vez que ele já não tinha o direito à utilização de aeronaves do Governo, ele começou a viajar pelos vôos dos Indian Airlines, mas as tentativas foram feitas para negar-lhe mesmo a cortesia de viajar até o asfalto em seu carro e chegar diretamente no avião. Nas reuniões do comité de coordenação , que eu usei para assistir em nome do R & AW, os pedidos e as preocupações do Congresso (I) a respeito de sua segurança foram tratados com mais seriedade do que o sarcasmo .
Surpreendentemente, as questões não foram definidas certo quando Chandra Shekhar conseguiu VPSingh como o primeiro-ministro . Ele era dependente do apoio parlamentar do Congresso (I) para permanecer no cargo e teria feito o que quer que o Congresso (I) queria que ele fizesse . Mas , o Congresso (I) não levantou com ele a questão da inadequação da garantia prestada para Rajiv Gandhi com a mesma persistência com que abordou a questão com VPSingh .
As agências de inteligência sabia que Rajiv Gandhi foi no topo da lista hit dos terroristas Khalistani . Mesmo quando Rajiv Gandhi foi o primeiro-ministro , o R & AW tinha chamado a atenção para a probabilidade de uma ameaça à sua segurança das organizações extremistas Sri Lanka Tamil. Ele repetiu essa advertência depois que ele se tornou o líder da oposição . Esses avisos não receberam a atenção que mereciam , porque foram baseadas em avaliações e não na inteligência específica.
Quando há essa avaliação indique a probabilidade de uma ameaça para uma VVIP, as agências de inteligência são esperados para iniciar operações específicas através de suas fontes e através de meios técnicos para olhar para os indicadores concretos de tal ameaça. Sem essa ação foi tomada porque toda a gente presume-desastrosamente como ele saiu-que, enquanto o LTTE e outras organizações Sri Lanka Tamil pode entrar em atos de terrorismo contra os outros em território indiano, que não iria entrar em atos de terrorismo contra qualquer indiano líder. 
O único relatório de inteligência humana de alguma relevância veio da inteligência alemã, alguns meses antes do assassinato afirmando que uma Tamil do Sri Lanka vive na Alemanha foi visitar Chennai e que ele tinha a reputação de ser um especialista em explosivos.

Infelizmente, isso não foi devidamente investigou pelo IB . Alegaram que suas investigações não indicam que ele era um especialista em explosivos . Todo o foco da cobertura de inteligência do LTTE era sobre as suas actividades no Sri Lanka , a sua duração arma etc Não houve foco específico em prováveis ​​ameaças à segurança de Rajiv Gandhi dele.
Após o assassinato , a Divisão de Monitoramento do R & AW, energizado por Subbiah , fez um excelente trabalho em rastrear os movimentos dos envolvidos na conspiração para matar Rajiv Gandhi em uma base hora -a- hora, mas a Divisão de Monitoramento também não tinha conseguido detectar a conspiração para matar Rajiv Gandhi antes da tragédia ocorreu.
As interceptações feitas após o assassinato ea quebra repetida de código do LTTE pelo código -disjuntores do R & AW indicou que a segurança das comunicações do LTTE era pobre. Se fosse pobre depois do assassinato , era mais provável que ele era pobre antes dele também. O monitoramento não era tão sistemática antes do assassinato , uma vez que estava atrás dele.
Após minha aposentadoria , enquanto eu estava passando o relatório da Comissão Jain, era evidente que o IB teve melhor capacidade de interceptação em relação ao LTTE que o R & AW , que tinha uma melhor capacidade de quebrar o código do que o IB . Os dois não iria dizer uns aos outros de suas respectivas capacidades e não reunir os seus recursos para produzir resultados . Era evidente a partir do incidente de ar clandestino de cair de armas e munições por uma organização não-identificado em Purulia em 1995 e do conflito militar com o Paquistão Kargil , em 1999, que as agências de inteligência continuam a manter-se mutuamente no escuro sobre suas respectivas capacidades e evitar o acúmulo deles.
No caso do ar -drop Purulia por elementos não identificados, o R & AW não dizer a IB que as informações sobre o ar -drop planejado veio do MI- 5, que , por sua vez , tem que partir o piloto do avião contratado pelos extremistas . Ele era um piloto aposentado da Força Aérea britânica e tinha alegadamente alertou o MI- 5 , através do Ministério da Defesa britânico do momento em que os extremistas tentaram contratá-lo como um pilot.The R & AW poderia ter compartilhado todos os detalhes com o IB e os dois poderiam montaram uma operação conjunta em colaboração com o piloto para preparar uma armadilha no chão. Este , aparentemente, não foi feito.
No caso do conflito de Kargil , o momento em que o DIB relatou sobre acontecimentos incomuns em paquistanesas Áreas do Norte , o R & AW poderia ter tomado a iniciativa de propor uma operação conjunta do Centro de Aviação Research (ARC) , o IB e da Direcção-Geral de inteligência Militar ( DGMI ) para uma vigilância aérea das áreas indicadas pelo IB . Isso não parece ter sido done.Sharing de conhecimento uns dos outros recursos , particularmente em matéria de inteligência coleta e exploração conjunta ou coordenada desses recursos deve ser a norma , se temos de evitar tais surpresas.
" | O código -disjuntores do R & AW indicou que a segurança das comunicações LTTEs era pobre. Se fosse pobre depois do assassinato , era mais provável que ele era pobre antes dele também.
O LTTE conseguiu explodir Rajiv Gandhi , aproveitando a negligência e fraca supervisão do IB e da Polícia Tamil Nadu . Isso mostra que os responsáveis ​​pela segurança física de nossos líderes não tinha conseguido aprender as lições certas desde o assassinato de Indira Gandhi. A mesma descontração , a mesma falta de atenção aos detalhes , a mesma supervisão inadequada , que custou Indira Gandhi sua vida, custou a vida de seu filho também. Desde 1947 , nenhum outro primeiro-ministro tinha tomado mais interesse em melhorar nossas agências de inteligência e de segurança e feito mais para melhorar suas condições de serviço do que Indira Gandhi e Rajiv Gandhi.
Que tragédia chocante que estas agências , que os devidos tanto, tão miseravelmente falhou em protegê-los. Cada oficial , que tinha servido em nossas agências na época - em qualquer capacidade - deve pendurar sua cabeça de vergonha . Falhamos com eles .
Rajiv_Gandhi_2After o assassinato de Rajiv Gandhi, Chandra Shekhar assumiu o posto que era quase impossível proteger um VIP de terroristas suicidas . Isso é totalmente errado . É muito difícil proteger um alvo fácil , como uma área comercial ou a multidão em um lugar público de um terrorista suicida ou , para essa matéria, mesmo a partir de um terrorista, que não entrar em terrorismo suicida . Mas um alvo difícil , como um VVIP ou um VIP podem ser protegidos de um terrorista suicida através de cheque e controle de acesso ant- explosivo eficaz. Rajiv Gandhi foi morto porque o IB eo Nadu Tamil Polícia não conseguiu garantir uma verificação e controle de acesso anti- explosivo eficaz.
Foi relatado que a Justiça JSVerma , que investigou as falhas das agências de inteligência e de segurança, sentiu que os oficiais dessas agências , que depuseram diante dele, não eram muito próximas. Enquanto encaminhando o seu relatório ao governo , ele , então, sugeriu que os oficiais , que tinham alguma coisa a ver com a segurança física de Rajiv Gandhi, deve realizar uma sessão de introspecção , a fim de identificar as suas próprias deficiências e tomar medidas para corrigir them.The IB convocada tal uma sessão de introspecção.

Todos servindo oficiais superiores, que eram responsáveis ​​pela segurança física de Rajiv Gandhi, e até mesmo aqueles que tinham aposentado após o seu assassinato, com a presença dele. Eu too.Nothing útil aconteceu. Ninguém estava preparado para admitir que não havia quaisquer deficiências. Eu sugeri que deveríamos olhar para a maneira pela qual o relatório da inteligência alemã sobre a visita de um simpatizante do LTTE, a reputação de ser um especialista em explosivos, para Chennai foi verificado antes de ser rejeitado. 
Minha sugestão não foi aceita pelos funcionários do IB. Ele acabou por ser mais uma auto-justificação de uma sessão de introspecção. As agências de inteligência e segurança raramente admitir suas falhas e deficiências. É por isso que continuamos a passar de uma tragédia para outra, de um desastre para outro.

Sobre o AuthorB RamanFormer, Diretor, Instituto de Estudos Tropicais, Chennai e Secretário Adjunto da Secretaria do Gabinete. Ele é o autor de Os Kaoboys de R & AW.



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