A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

CHAI - Chai indiano se populariza na terra do café

Bebida tradicional indiana, o Chai (pronuncia-se Tchai) deixou de ser febre para virar fato no Brasil. Quem nunca ficou com vontade de provar aquela bebida que os personagens da novela Caminho das Índias (Globo) tomam com tanto gosto? Por aqui, até lugares sem nem uma ligação com o Oriente, que trazem no cardápio o popular cafezinho nacional e suas variações, adotaram o chá da Índia. 


Na Índia, o chai é consumido várias vezes ao dia, em casa ou no trabalho, assim como os brasileiros fazem com o café. A receita pode variar de acordo com a região e a família, mas a base principal é chá preto, leite e um mix de especiarias como gengibre e canela. (Confira a receita logo abaixo). "A bebida é servida quente e não exige nenhum ritual específico para ser consumida", explica o chef de cozinha Guilherme Antunes, do restaurante do Centro Cultural Indiano Himalaias, de Curitiba (PR).

O Chai indiano se populariza na terra do café. Feita com chá preto, leite e especiarias, bebida é bastante saborosa.


Nutrientes na xícara 
Quem consome o chai com frequencia, pode se valer dos benefícios que seus ingredientes proporcionam ao organismo. "As infusões ajudam na digestão, aceleram o metabolismo, combatem o inchaço e até cortam o apetite quando ele perde o limite", afirma o consultor farmacêutico Kali Rafael Nardino, da Divine Shen.

Leite 
Fonte de energia, minerais e vitaminas, o alimento é supervalioso para o nosso corpo. Conhecido como uma boa fonte de cálcio, o leite é o alimento natural com maior concentração desse mineral. O cálcio é essencial para a formação e a manutenção da integridade dos ossos , afirma a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella. O acúmulo de cálcio no organismo reduz o risco de desenvolver doenças, como a osteoporose e artrite, no futuro.

Chá preto
Rico em polifenóis, susbtâncias antioxidantes, ele contribue para a saúde do coração e é um poderoso aliado da memória.

Gengibre
A planta assume múltiplas funções: tem ação antibactericida, é desintoxicante, afrodisíaca e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.

Canela
Sua casca apresenta atividade antifúngica e antibacteriana, além de ser considerada digestiva e antioxidante." Ela ajuda a prevenir osteoporose, a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa", afirma a nutricionista Daniela Cyrulin.

Receita chai
Confira a receita de chai do restaurante do Centro Cultural Indiano Himalaias
Ingredientes
1 litro de leite -
200ml de água
-1/2 xícara de chá preto -
1 colher (sopa) de gengibre em lascas
- 5 sementes de cardamomo esmagadas
- 1 colher (sopa) de creme de leite sem soro
- Açúcar à gosto

Modo de preparo:
Ferver a água com o chá preto, o cardamomo, o açúcar e o gengibre. Depois que levantar fervura, deixar no fogo por mais 2 minutos aí adicionar o leite. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e acrescente o creme de leite. Misture bem. Tire do fogo, coe e sirva quente.



Masala Chai quer dizer, chá com especiarias. A palavra masala significa especiarias indianas em hindi e a palavra chai, sozinha, significa apenas chá, embora seja comum se referir à popular bebida somente como chai.

MASALA CHAI
100 ml de leite
2 colheres de chá de açúcar
1 colher de chá de chá preto
¼ de colher de chá de noz moscada ralada
¼ de colher de chá de gengibre fresco fatiado fino
3 cravos da índia
3 sementes de cardamomo
1 pitada de canela ralada
1 pitada de pimenta do reino moída
3 anises estrelados

Coloque 200 ml de água com o leite e o açúcar em uma leiteira. Adicione o chá e as especiarias. Coloque para ferver e abaixe o fogo, deixando por mais 2 minutos. Coe e sirva em copos pequenos. Rende duas porções. (Receita do livro “Tea: discovering, exploring, enjoying”, pot Hattie Ellis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário