Espaço de mais de 100 metros quadrados fica no centro da capital pernambucana
Quem está acompanhando o embate em torno do Cais José Estelita em Recife (ainda não está?) deve estar se questionando qual a melhor forma de aproveitar aquele espaço de mais de 100 metros quadrados em pleno centro da capital de Pernambuco.
Um grupo de 11 arquitetos da região juntou-se para trazer uma das possíveis respostas com o projeto #penserecife. A ideia é mostrar a importância de a população também ser ouvida na hora de o poder público tomar decisões para as cidades e conceder áreas urbanas para consórcios privados.
O coletivo propõe uma solução que privilegie o deslocamento de pedestres, em detrimento dos carros, e preserve a estrutura dos 28 galpões históricos do terreno por meio da restauração. Assim, esses espaços poderiam ser transformados em locais de interação social com oferecimento de atividades culturais a moradores e turistas.
Outro destaque da proposta é que ela não descarta a participação da iniciativa privada, já que também prevê prédios residenciais, empresariais e espaços comerciais. Entretanto, o argumento central dos arquitetos é que os interesses do consórcio Novo Recife podem muito bem ser conciliados com melhorias mais significativas para toda a cidade, não somente no âmbito financeiro.
1159 1024x512 #PenseRecife mostra que é possível conciliar interesse público e privado
1160 1024x512 #PenseRecife mostra que é possível conciliar interesse público e privado
1161 1024x512 #PenseRecife mostra que é possível conciliar interesse público e privado
1162 1024x512 #PenseRecife mostra que é possível conciliar interesse público e privado
* Publicado originalmente no site As Boas Novas.
(As Boas Novas)