A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

domingo, 20 de julho de 2014

A SIMBOLOGIA DA FLOR DE LÓTUS


A imagem da flor de Lótus simboliza elevação e expansão espiritual. É difícil encontrar um país da Ásia onde o lótus não seja considerado sagrado.

A pureza representada pela flor e até mesmo a associação à Buda ocorrem em alusão ao processo de germinação da flor que emerge de águas lodosas para a superfície e quando desabrocha mostra toda a sua beleza e força, abrindo as flores brancas imaculadas.
planta, que também é conhecida como Lótus-egípcio, Lótus-sagrado e Lótus-da-índia, é da família das ninfeáceas (mesma família da vitória-régia), nativa do sudeste da Ásia (Japão, Filipinas e Índia).
Cultivada em áreas alagadas, a flor de Lótus brota com facilidade em praticamente toda a Ásia. Ela pode ser cultivada em vasos imersos, lagos, espelhos d\\\'água ou tanques de jardim. Por ser uma planta aquática, dispensa regas e requer adubação apenas uma vez por ano. Precisa de sol pleno a maior parte do dia e é muito sensível a geadas. Sua haste, muito comprida, pode alcançar mais de 1 metro acima do nível da água.
Não é tão fácil encontrar a flor de Lótus. Quem tem interesse em comprar a flor ou sementes para o cultivo pode recorrer à Garden Centers do país, mas tenha atenção, pois alguns lugares vendem a Ninfeia, uma espécie muito similar, no lugar da flor de Lótus.
Na Índia, a imagem da flor está relacionada à criação do universo. Repare nas gravuras indianas, os deuses costumam aparecer sentados ou em pé sobre a flor, como é o caso das representações de Ganesha, Lakshmi e Shiva.
Yoga
Você também já deve ter ouvido falar da posição de Lótus na Yoga. Nesta ásana (postura) a pessoa se senta com as pernas cruzadas e entrelaçadas, mantendo a coluna ereta e as mãos pousadas sobre os joelhos.
Muitos monges e budistas em práticas meditativas imaginam flores de Lótus surgindo debaixo de seus pés enquanto andam, assim estariam espalhando o amor e a compaixão de Buda simbolizados pela flor.
Significados das cores
Lótus Azul: remete ao triunfo do espírito em relação aos sentidos, à sabedoria e ao conhecimento. Esta flor nunca revela o seu interior, porque está quase sempre totalmente fechada.
Lótus Branca: está relacionada com a perfeição do espírito e da mente, estado de pureza total e natureza imaculada.
Lótus Vermelha: revela a candura e a natureza original do coração. Esta flor corresponde às qualidades do coração, como o amor, paixão e compaixão.

Lótus Rosa: a lótus rosa é a mais importante e especial de todas as lótus, sendo relacionada com personagens divinas, como é o caso de Buda.
A flor de Lótus fechada ou em botão é um simbolismo das infinitas possibilidades do Homem, enquanto que a flor de lótus aberta representa a criação do Universo.
Simbologias à parte, a flor é enigmática até para a ciência. Há algumas curiosidades sobre a planta pesquisadas pela botânica que procura descobrir, por exemplo, porque as folhas da flor de lótus são autolimpantes, repelindo poeira e micro-organismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário