criancas ecod Gestores públicos podem enviar sugestões sobre metas de desenvolvimento sustentável
Crianças na favela de Kallayanpur, uma das favelas urbanas em Daca, Bangladesh. Foto: Kibae Park/ONU

A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) abriu o processo de consulta à ‘Minuta Zero’, documento elaborado pelas Nações Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Até o dia 31 de agosto, gestores públicos de todo o país podem enviar contribuições ao texto do documento.
As sugestões serão analisadas e poderão ser incorporadas no documento final sobre a posição brasileira em relação aos ODS. O texto final será apresentado na 68° reunião anual da Assembleia Geral da ONU, em setembro, e deve conter metas concretas com prazo de cumprimento sobre temas diversos como: erradicação da pobreza extrema; igualdade de gênero e o esforço por cidades mais inclusivas e sustentáveis.
A nova agenda global de desenvolvimento passa a vigorar a partir de 2016, para os próximos 15 anos. Ela substitui a Declaração do Milênio, firmada por 189 Estados-membros em setembro de 2000, que estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que deverão ser alcançados até 2015.
Saiba mais sobre a consulta aqui.
Saiba mais sobre a agenda pós-2015 em: www.onu.org.br/especial/pos2015
* Publicado originalmente no site EcoD.
(EcoD)