Comentário do Diretor de Redação da Envolverde, Dal Marcondes: Muito triste essa notícia. Há muitos anos venho batendo na tecla sobre a necessidade de um modelo de financiamento à informação no Brasil. Já fui acusado, inclusive, de “querer mamar nas tetas do governo”. Mas o que precisamos é garantir o acesso da sociedade a um direito fundamental, o direito à informação. O chamado “MERCADO” não tem interesse na informação especializada, que não atrai milhões de pessoas. Para ele o que importa é o “custo por mil”. Nas agências de publicidade a pergunta é sempre “quantos leitores vocês atingem?”. Não importa a qualidade do conteúdo ou das pessoas que o leem. 
Não vamos mais poder contar com o jornalismo de qualidade produzido pela equipe do Carbono Brasil. Isso significa o empobrecimento da cobertura principalmente sobre mudanças climáticas, o ponto alto das pautas desse instituição em matérias assinadas pelos colegas Fabiano Ávila e Jéssica Lipinski.
O risco de encerramento das atividades assombra muitas outras publicações da área de jornalismo ambiental. E o problema não é apenas o encerramento das atividade, a falta de financiamento afeta em muito a qualidade do jornalismo praticado por esses meios, que sobrevivem mais por teimosia de seus editores do que por um modelo de negócio capaz de manter a roda do jornalismo girando.
Quero deixar minha solidariedade à equipe do Carbono Brasil, que sem dúvida escreveu um belo capítulo na história do Jornalismo Ambiental Brasileiro.
Quero aproveitar também esses colegas para estarem presentes no VI Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, em São Paulo, no ano que vem para contar essa história e participar de um debate mais profundo sobre como financiar o jornalismo ambiental no Brasil.
Em meu nome e de toda a equipe da Envolverde, toda a solidariedade com a equipe do Instituto carbono Brasil!!!
___________________________________________________________________________________________________
logocarbono4 Instituto CarbonoBrasil encerra suas atividades jornalísticas
Este é o editorial que nunca pensamos que iríamos escrever: o portal de notícias do Instituto CarbonoBrasil deixará de existir a partir desta semana.
É uma decisão que foi muito dura de ser tomada, mas que se faz necessária diante da ausência de patrocinadores e anunciantes para o portal. Já há meses trabalhávamos sem uma fonte fixa de financiamento, sempre na esperança de que em breve conseguiríamos algo novo, porém se tornou inviável manter o site no ar por mais tempo.
Vale destacar que o Instituto CarbonoBrasil continuará seu trabalho de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para redução de emissões de gases do efeito estufa, sendo que o portal será modificado e em breve apresentará essas soluções.
Trabalhamos com muita seriedade e correção nos últimos dez anos, abordando temas que ainda hoje poucos veículos cobrem de forma diária, como mudanças climáticas e mercados de carbono.
Temos literalmente milhares de notícias em nosso banco de dados, assim como centenas de páginas de conteúdo fixo explicativo, como glossário de siglas e definições.
Principalmente na questão climática fomos pioneiros absolutos. Acompanhamos, desde 2004, os altos e baixos das negociações internacionais, dos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e das pesquisas científicas. Fizemos centenas de entrevistas, trazendo informações que de outra forma não chegariam às pessoas.
Acreditamos no nosso formato, de notícias sérias e com embasamento em estudos, evitando matérias no estilo “dez maneiras de tornar seu gato mais sustentável”. Talvez esse modelo mais rígido tenha sido um erro, ao reduzir o número de leitores em potencial, mas não nos arrependemos e temos muito orgulho de uma década de bom jornalismo.
Informamos uma enorme quantidade de pessoas, que hoje estão mais conscientes com relação à crise climática, aos desafios da energia, aos pagamentos por serviços ambientais, ao REDD etc.
Novos desafios nos aguardam. Esperamos encontrar espaços para continuar promovendo a divulgação científica, a transferência de conhecimento e a promoção dos bons exemplos que tentam direcionar o mundo para um futuro mais sustentável.
Agradecemos o apoio de nossos leitores durante todos esses anos.
Equipe de Comunicação do Instituto CarbonoBrasil
* Publicado originalmente no site CarbonoBrasil.

(CarbonoBrasil)