A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

domingo, 19 de outubro de 2014

TUDO SOBRE GENGIIBRE

O gengibre é uma planta herbácea com muitos benefícios à saúde. Como planta medicinal, ele é uma das mais antigas e populares do mundo. Ele possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces. Pode ser usado em diversas formas: fresco, seco, em conserva, em capsulas (em pó) ou cristalizado.

Benefícios do Gengibre

O gengibre é bastante indicado para programas de desintoxicação do organismo, além de ser considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida.
O gengibre é utilizado para tratamento de náuseas, vômito, dor de cabeça, congestão do peito, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. Essa planta é um excelente remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite, além de ajudar no combate ao câncer.
O gengibre pode ser utilizado como antibiótico, além de possuir componentes que tratam a depressão. Os extratos estimulam os centros vasomotor e respiratório.

Propriedades do Gengibre

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.
As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal.
A raiz é composta por vitamina B6, assim como nos minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta. Como trata-se de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar as preparações.
Tudo sobre o Gengibre!
Composição do gengibre a cada 100g
Nota: A tabela considera 100g de gengibre para referência; porém, o uso em receitas normalmente não alcança nem 2g.
Cálcio16mg
Ferro0,6 mg
Fósforo34 mg
Magnésio43 mg
Potássio415 mg
Sódio13 mg
Zinco0,34 mg
Cobre0,22 mg
Manganês0,22 mg
Selênio0,7 mcg
Vitamina C5 mg
Tiamina0,025 mg
Riboflavina0,034 mg
Niacina075 mg
Vitamina B60,16 mg

Como consumir o gengibre?

O gengibre pode ser consumido cru, em conserva, como chá ou como óleo. Ele ainda é usado em alimentos e bebidas como agente aromatizante.
  • Chás: a infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica. Uma chá de gengibre, canela e anis é uma excelente pedida!
  • Culinária: o gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária. Pode ser encontrado desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. Cuide para não substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são distintos.
  • Sucos: tem ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo. O suco gera mais disposição para o corpo, melhora a aparência da pele e o funcionamento do intestino. Para ficar mais saboroso, bata no liquidificador com abacaxi, hortelã ou raspas da casca do limão.
  • Pedaços crus: mastigar as lascas de gengibre, ajuda a aliviar a rouquidão e irritações na garganta, nesse caso só ajuda melhorar a dor mas não cura. Colocar lasquinhas de gengibre na água ajuda eliminar os enjôos.

Gengibre em Pó

Tudo sobre o Gengibre!
O gengibre em pó tem o sabor mais suave e diferente do fresco. Por isso, o gengibre em pó não pode substituir o gengibre cru (em receitas, por exemplo). É muito usado em confeitarias e padarias para fazer bolos diversos, pães, biscoitos e tortas. Também combina com frutas e legumes e faz parte de várias misturas de temperos.
O gengibre em pó pode ser feito em casa: Deixe secar, retire a casca e moa-o inteiro. Ou você pode comprar pronto em pacotes ou em forma de cápsulas.

Chá de Gengibre

Tudo sobre o Gengibre!
  • Aqueça ½ litro de água; não precisa ferver. (O gengibre perde as propriedades em água muito quente).
  • Despeje o líquido sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru, ralado ou esmagado.
  • Tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos.

O chá de gengibre ajuda a emagrecer?

O chá poderá ajudar na sua dieta, pois estimula a digestão, alivia a constipação e é um tônico cardíaco. Ele trata a obesidade, pois ajuda acelerar o metabolismo e queima calorias.
Para facilitar a digestão, queimar calorias e reduzir peso, o recomendado é tomar ½ litro da bebida por dia, dividido em cinco doses iguais. Tome o chá sempre depois das refeições.

Quanto consumir de gengibre?

Embora não exista uma quantidade adequada de ingestão estabelecida, estudos sugerem que benefícios podem ser alcançados com o consumo de 2 a 4 g de gengibre por dia.
Para obter os benefícios termogênicos do gengibre, o ideal é o consumo diário, mas dentro de um limite estabelecido para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial. No caso do gengibre, é recomendada uma fatia média ou uma colher de café da forma em pó.
E você? Gosta de gengibre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário