A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Chá de Hibisco: Saudável e Delicioso

Você já conhece o chá de hibisco? Se ainda não, tenho o prazer em lhe apresentar essa erva que pode trazer muitos benefícios à sua saúde e, na minha opinião, é uma delícia!

Propriedades do Chá de Hibisco

O chá de hibisco é rico em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos. É fonte de betacaroteno e vitamina C.
hibiscus sabdariffa é definido como planta medicinal, possuindo propriedades antiespasmódicas, diuréticas, digestivas, também utilizado como laxante suave, corante, aromatizante e calmante. Atualmente, a planta vem sendo utilizada como coadjuvante no tratamento da obesidade e na modulação do equilíbrio orgânico.
Composição de vitaminas e minerais – uma xícara (200 ml)
Ferro17,28 mg
Magnésio2 mg
Fósforo6 mg
Potássio18 mg
Sódio6 mg
Cálcio2 mg
Tiamina – Vitamina B12,55 mg
Riboflavina – Vitamina B20,198 mg
Ácido fólico2 mcg
Vitamina A30 mcg
Vitamina C36,8 mg
Chá de Hibisco: Saudável e Delicioso

Benefícios do Chá de Hibisco

  • Possui ação antioxidante, que protegem nossas células contra os danos causados pelos radicais livres.
  • Possui efeito diurético, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos.
  • Ajuda a baixar a pressão arterial. Alguns flavonoides presentes na bebida proporcionariam este benefício ao diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial.
  • Bom para o cérebro: As vitaminas do complexo b presentes no chá tem essa ação principalmente nos neurônios, células que formam nosso cérebro.
  • Retarda o envelhecimento da pele.
  • Ajuda a eliminar as toxinas do organismo, responsáveis pela retenção de líquidos, inclusive o inchaço do período menstrual (aumento dos hormônios).
  • Atua como um energético natural: Ideal para recarregar as energias, o chá de hibisco pode ser consumido quente ou gelado a qualquer hora do dia.
  • Ajuda a diminuir o estresse e tem efeito calmante.
  • Trata infecções respiratórias, por suas propriedades antibacterianas.
  • Ajuda a diminuir cólicas menstruais.

Como Preparar o Chá de Hibisco

 Separe 200 ml de água, deixe ferver. Logo após, adicione de 4 a 6 gramas da flor seca, equivalente a uma colher de chá. Deixe em efusão por 5 minutos e está pronto. Beba uma xícara do chá todos os dias.

Contraindicações

É interessante que gestantes e lactantes evitem o chá de hibisco. Isto porque alguns estudos preliminares apontaram que a bebida possui ação mutagênica, ou seja pode interferir na estrutura dos genes do bebê, trazendo problemas.

Riscos do Consumo Excessivo

Por ter ação diurética, o consumo em excesso do chá de hibisco pode fazer com que a pessoa elimine muito eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo composto principalmente por cálcio, potássio, sódio e magnésio. A falta destas substâncias pode levar à desidratação. Portanto, assim como qualquer outra bebida, beba em moderação.
E você, já experimentou o chá de hibisco? O que você achou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário