cebds ecod Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável lança metas para 2020
Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos integram as metas da organização. Foto: Reprodução/Ação 2020

Com foco na agenda de ações para os próximos cinco anos, e visando alcançar o Brasil Sustentável em 2050, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou recentemente a Plataforma Ação 2020, projeto inspirado no Action 2020, desenvolvido pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).
Ao longo de 2014, foram desenvolvidos uma série de workshops com as empresas e renomados especialistas que auxiliaram na construção de Must Haves (objetivos da sociedade) e participaram de discussões em torno de soluções de negócio, assim como na identificação de elementos impulsionadores que contribuam com o sucesso dessas soluções.
“A Plataforma on-line do Ação 2020 é o espaço em que tais elementos convergem, onde os desafios para 2020 e soluções de negócios estarão conectados e em constante evolução”, explicou Marina Grossi, presidente do CEBDS.
De acordo com Paul Gilding, referência mundial em sustentabilidade corporativa (um dos palestrantes no evento de lançamento das metas), chegamos num ponto em que os efeitos do negócio sustentável deverão impactar no processo de crescimento da economia global.
A intenção é que a renda per capita mundial aumente em 300% até 2050, e para isso acontecer é necessário que se triplique os recursos econômicos e sustentáveis. “A liderança das empresas na prática sustentável é primordial, pois elas têm um papel poderoso no processo como um todo. Vivemos uma grande crise de liderança neste setor e nosso papel é diminuir esse vazio. Podemos gerenciar essa transição sem sofrimentos da população ou consequências econômicas graves para os países ou empresas”, afirmou.
Áreas prioritárias
As áreas prioritárias a serem trabalhadas pelo Ação 2020 são: Mudança do Clima, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Segurança Alimentar, Água, Direitos e Necessidades Básicas, Emprego e Capacitação, e Produção e Consumo Sustentável.
Partindo da identificação dos objetivos da sociedade, mensuráveis e verificáveis (os Must-Haves) estabelecidos para cada um das áreas prioritárias, o projeto consiste na elaboração de um conjunto de ações empresariais (Business Solutions), condições e fatores viabilizadores (enablers) necessários, como políticas públicas, tecnologia e capacitação, a serem desenvolvidos até 2020, de modo que se alcancem os objetivos traçados.
Intensificar parcerias
Marina Grossi acredita que muitas ações já estão em andamento e agora o grande desafio é intensificar as parcerias com as empresas. “A prática tem que ser voltada para os negócios, essa é nossa principal mensagem. O Ação 2020 não é uma plataforma criada apenas para estimular o envolvimento das empresas, mas também para identificar onde poderemos contar com a participação do poder público e fazer com que todos os envolvidos no processo entendam o valor do trabalho compartilhado”, disse.
São ações a serem capitaneadas pelas empresas para responder às urgências da sociedade em áreas prioritárias do desenvolvimento sustentável, buscando escala e velocidade na implantação de soluções.

* Publicado originalmente no site EcoD.
(EcoD)