Manifestacoes Junho e Julho de 2013 1024x576 629x353 Reforma política da presidente Dilma já enfrenta entraves
As reformas políticas prometidas durante a campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff, como resposta aos protestos de junho e julho de 2013, começam a encontrar obstáculos já na semana seguinte à sua vitória. Foto: Cortesia do Ibase

Rio de Janeiro, Brasil, 30/10/2014 – A presidente Dilma Rousseff destacou a reforma política como o primeiro desafio a enfrentar em seu segundo mandato, entre os muitos que tem pela frente, incluídas a deterioração econômica e a crise energética. Mas sua grande promessa eleitoral já começou a se complicar. Sua proposta de promovê-la mediante consulta popular e um plebiscito é rejeitada por seu principal aliado, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), a nova maior força parlamentar.
O PMDB defende que o Congresso Nacional protagonize a aprovação das mudanças para sua posterior ratificação em referendo. A dissensão pelos interesses em jogo enche de obstáculos o caminho, embora seja praticamente consenso a necessidade de mudar as regras políticas, especialmente as eleitorais. Mais de 20 projetos de lei e emendas constitucionais sobre o tema estão parados no Congresso, fragmentado em 28 partidos a partir de janeiro de 2015.
“Só uma mobilização da sociedade poderá destravar a reforma política”, pressionando o Congresso que, “dominado por interesses corporativos, não representa a diversidade da população”, afirmou Cândido Grzybowski, diretor do não governamental Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). O Brasil está à beira do “impasse inconstitucional”, ao calar a voz de amplos setores, como as mulheres, os negros, camponeses e indígenas, com baixa ou nenhuma representação parlamentar, destacou o sociólogo, que duvida da existência de condições para “revitalizar a democracia” com mudanças efetivas.
Ao colocar o tema na agenda, a presidente Dilma “dá visibilidade” a uma necessidade desnudada nas eleições deste mês e nos protestos sociais de junho e julho de 2013, que “seguem latentes” e podem voltar a qualquer momento, diante da falta de respostas, pontuou Grzybowski. Para atender essas manifestações de reclamações difusas, a presidente propôs publicamente pela primeira vez um plebiscito para autorizar uma assembleia constituinte exclusiva para a reforma política.
Esta iniciativa não teve apoio no Congresso, do qual depende a convocação de um plebiscito, mas mobilizou 482 sindicatos, associações variadas e organizações não governamentais que realizaram em setembro um “plebiscito popular” no qual votaram 7,75 milhões de pessoas, das quais 97% a favor da reforma política. O poder econômico domina o sistema eleitoral brasileiro e, por fim, as decisões políticas. Latifundiários e empresários somam 70% dos legisladores, enquanto apenas 9% são mulheres e 8,5% afrodescendentes, mesmo sendo maiorias, afirma o movimento em defesa do “plebiscito constituinte”.
Outra iniciativa, a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, busca democratizar a política mediante um projeto de lei que, basicamente, pretende alterar três regras eleitorais e fortalecer “mecanismos de democracia direta” em decisões políticas cruciais. As mudanças que propõe são: proibir doações de empresas a campanhas eleitorais, eleger deputados em dois turnos (um para partidos e o segundo para os candidatos) e paridade de gênero nas listas partidárias.
dilma posse2 Reforma política da presidente Dilma já enfrenta entraves
Dilma Rousseff deverá enfrentar em seu segundo mandato um cenário muito menos positivo do que o que tinha quando tomou posse em seu primeiro mandato, em 1º de janeiro de 2011. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O objetivo é corrigir “assimetrias” na disputa eleitoral que atualmente é individual, pouco importando o partido político e “esvaziando o debate de ideias e propostas”, explicou à IPS, de Brasília, um dos assessores políticos da coalizão, Ricardo Durigan. O financiamento empresarial desequilibra o jogo e fomenta a corrupção que mais tarde poderá influir em decisões de interesse do doador. É o que se busca evitar, adaptando-se o Fundo Democrático de Campanhas, com recursos públicos, distribuídos aos partidos, e contribuições pessoais limitadas a menos de US$ 300.
O partido que tiver um candidato de “segmentos sociais sub-representados”, como negros e camponeses, receberia 3% a mais da contribuição do fundo que lhes caberia, detalhou Durigan. “No Brasil não há a cultura de doações pessoais” a partidos, mas se criaria uma “oportunidade para envolver muitas pessoas” diretamente nas eleições, acrescentou. Outras regras buscam elevar a representação feminina e o peso dos partidos, estimulando sua consistência ideológica.
A proposta da coalizão, de sete artigos, altera numerosas disposições de três leis eleitorais. A opção por um projeto de lei facilita sua aprovação, que só exige maioria simples na Câmara Federal e no Congresso, enquanto uma emenda constitucional requer maioria de 60% em dupla votação. O caminho escolhido foi a “iniciativa popular”, instrumento de democracia direta previsto na Constituição de 1988, que permite submeter ao Congresso projetos de lei assinados por 1% do eleitorado, equivalente atualmente a 1,42 milhões de pessoas, em um país com 200 milhões de habitantes.
Foi dessa forma que se conseguiu impor a vigência da Lei da Ficha Limpa, que impede candidaturas de políticos condenados por órgãos colegiados da Justiça, em geral de segunda instância. A coalizão, composta por 103 movimentos sociais e instituições como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil, já conseguiu cerca de 600 assinaturas, informou Durigan.
Uma “reforma política democrática” é condição prévia para impulsionar outras reformas, como a tributária, também travada há décadas, apesar do consenso de que o sistema tributário brasileiro é injusto, por taxar mais os pobres, e excessivamente oneroso por compreender dezenas de impostos, contribuições e encargos.
A corrupção, fomentada pelo sistema eleitoral vigente, aviva a demanda por reformas.
O escândalo da Petrobras, gigantesca empresa estatal da qual teriam sido desviados milhares de milhões de dólares entre 2006 e 2012, segundo investigações policial e judicial ainda em andamento, agrega novos argumentos. As supostas colaborações cobradas de construtoras e fornecedores de grandes projetos petroleiros se destinaram a organizações no poder, como o Partido dos Trabalhadores (PT), que governa o país desde 2003, e o PMDB. Foi o que disse à justiça Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras que concordou em delatar toda a trama em troca de redução da sua pena.
Controlar os danos desse escândalo é outro desafio para a presidente Dilma Rousseff, que também enfrenta a deterioração econômica que quase lhe custou a reeleição, obtida no segundo turno com apenas 51,6% dos votos válidos. Dados como inflação acumulada anual de 6,75%, economia em virtual paralisação, indústria em decadência, dificuldades fiscais e forte déficit externo, taxas de juros elevadas e desconfiança de empresários e investidores em sua Presidência, se somam para prognosticar dois anos de apertos para a economista Dilma.
Para agravar o panorama, se soma uma crise energética, desatada pela seca que afeta o centro e o sudeste do Brasil há mais de dois anos. Sem chuvas, caiu a geração hidrelétrica, que fornece dois terços da eletricidade nacional, forçando à operação de mais termoelétricas que encarecem a energia, contrariando outra promessa da presidente.
Seria irônico Dilma Rousseff perder popularidade pelo agravamento da crise energética, caso a seca se prolongue. Sua carreira política decolou no Rio Grande do Sul, ao comandar o setor energético entre 1999 e 2002, evitando efeitos locais de apagão e do racionamento elétrico que o país sofreu em 2001. Elevada à condição de ministra de Minas e Energia em 2003, reestruturou o sistema elétrico nacional de uma forma que agora está em xeque. Envolvede