A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

SUPER TEMPEROS

Os temperos e especiarias possuem fundamental importância na gastronomia: além de realçar o sabor e aroma dos alimentos, algumas deles são verdadeiros remédios naturais que só fazem bem à saúde. Confira estes 5 “super-temperos” que não devem faltar no seu dia-a-dia.

1. Pimenta Caiena

A pimenta caiena possui substâncias como a capsaicina e piperina. O condimento é muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonoides, pigmentos vegetais que previnem o câncer. A pimenta tambémacelera o metabolismo ajudando a agilizar a queima de gordura e melhora a circulação, de forma a ajudar na eliminação das toxinas do organismo.

2. Cúrcuma (Açafrão-da-terra)

As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva. A cúrcuma serve para o tratamento de problemas digestivos, como falta de apetite, indigestão ou acidez gástrica, problemas do fígado e da vesícula biliar, artrite, reumatismo, eczema, asma e psoríase. Além disso, a cúrcuma pode ser utilizada para diminuir os níveis de colesterol no sangue, inibir a formação de coágulos e aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.

3. Orégano

O orégano tem propriedades que estimulam a produção da enzima do corpo que é responsável pela digestão dos carboidratos. Além disso, ele age como antioxidante, anti-inflamatório, antibacteriano, diurético leve e tônico digestivo. Além de usar como tempero, você também pode aproveitar o temperinho fazendo um chá de orégano.

4. Tomilho

O tomilho é considerado um antibiótico natural. O tomilho também ajuda na digestão, descontração muscular, acalmando o sistema nervoso e até mesmo contribuindo com benefícios para casos de estresse e depressão. É antioxidante, antisséptico e diurético. Para pele ajuda eliminar acne e clareia as manchas. Ainda tem o poder de fortalecer os cabelos.

5. Gengibre

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre. O gengibre ajuda a aumentar a saciedade, melhorar a digestão, remover as toxinas do corpo e, além disso tudo, age como um termogênico. Isso significa que ele tem propriedades que aumentam o funcionamento do metabolismo, ajudando na queima de gordura. Saiba tudo sobre o gengibre.
Observação: Lembre-se que, talvez mais importante que encontrar “super-alimentos” (ou, no caso, “super-temperos”) é sempre variar sua alimentação. Por isso, use e abuse também de temperos mais tradicionais como salsinha e cebolinhacebola e alhoou outros de sua preferência.
E então, o que está esperando para adicionar esses temperos em sua alimentação? Além de ajudarem na perda de peso, essa é a forma mais fácil de deixar os alimentos muito mais saborosos e saudáveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário