São independentes, mas ao mesmo tempo adoram participar de tudo que suas famílias fazem. E não é raro vê-los grudadinhos como chiclete, o dia todo, nos seus donos. Também adoram brincar, desde que você siga as regras deles, e não o contrário.
Observando o temperamento do Dachshund chega-se a conclusão de que ele é como um grande cão dentro de uma embalagem pequena. São territoriais e não têm medo de expulsar qualquer intruso que se aproxime sem ser convidado. Também é comum que sejam bastante ciumentos de "seu humano" predileto, chegando a impedir que outras pessoas da família cheguem muito perto.
Quando bem socializados, ainda pequenos, eles são ótimas companhias para crianças (desde que estas saibam como manuseá-los com cuidado), e também com outros animais. Caso contrário, a herança agressiva de cão de caça irá se sobressair, e em caso de se sentirem ameaçados não hesitarão em morder para se defender.
O pequeno porte, o olhar inteligente e curioso, e a aparência engraçadinha, são fatores que tornam o Dachshund uma opção para pessoas que moram em apartamentos, mas todas as pessoas que pretendem ter um cãozinho desta raça deveria saber que eles costumam ser bastante barulhentos e destrutivos, quando deixados sozinhos por longos períodos de tempo.
Muitos sofrem de ansiedade, e por excesso de mimo e falta de exercício adequado tornam o convívio insuportável para os que têm um espírito menos tolerante. Não que esta seja uma prerrogativa única dos Dachshunds (qualquer cachorro submetido a esta combinação pode tornar a vida difícil para os donos), mas parece que a aparência meiga e inocente destes pequeninos acaba enganando muita gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário