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sábado, 19 de março de 2016

Tinta térmica da Nasa pode ser alternativa ao ar-condicionado

Tinta térmica da Nasa pode ser alternativa ao ar-condicionado 

Revestimento leva a uma redução de até 60% do consumo de energia elétrica





Em mais um esforço que pode ajudar a conter o avanço do aquecimento global, a Agência Espacial Norte-Americana, Nasa, desenvolveu uma tinta à base de água e microesferas ocas de vidro capaz de reduzir a temperatura e o consumo de energia dentro das residências. A tinta térmica é uma solução de custo relativamente baixo utilizada nas obras de isolamento térmico.

Os telhados revestidos com o material reduzem em até 60% o consumo de energia elétrica utilizada para refrigerar casas, prédios, indústrias e estabelecimentos comerciais. Ou seja, ambientes fechados comuns das cidades, mas que, com a pintura, não precisaram contar com os aparelhos de ar-condicionado.

O projeto foi inicialmente desenvolvido para ser aplicado em aeronaves espaciais, navios e tubulações, a fim de diminuir o calor dentro dessas estruturas. No entanto, cientistas perceberam que essa poderia ser uma alternativa barata e eficiente para ser comercializada de uma maneira geral. Desde o ano passado, a tinta tem ficado cada vez mais popular.
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NASA thermal ink can be an alternative to air conditioning
Coating leads to a reduction of up to 60% of electricity consumption

In another effort that can help curb global warming advances, the US space agency, NASA, has developed a paint water-based and hollow glass microspheres able to reduce the temperature and energy consumption within the home. The thermal ink is a relatively low cost solution used in the works of thermal insulation.

Roofs coated with the material reduce by 60% the energy consumption used to cool homes, buildings, industries and commercial establishments. Ie indoors common in the cities, but with the paint, they did not have to rely on the air conditioners.

The project was initially developed for use in spacecraft, ships and pipes in order to reduce the heat in these structures. However, scientists have realized that this could be an inexpensive and efficient alternative for marketing in general. Since last year, the ink has become increasingly popular.

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