Impacto da morte de Soleimani será maior do que a de Bin Laden
O impacto da execução de Qassem Soleimani, líder da força de elite Quds das Guardas Revolucionárias do Irã, será muito maior do que as ações para matar Osama Bin Laden e Abu Bakr al-Baghdadi. O iraniano era a figura militar mais poderosa do regime de Teerã e não estava escondido em uma casa no Paquistão, como o líder da al-Qaeda, ou na Síria, como o do Grupo Estado Islâmico.
O Irã prometeu vingança severa depois que um ataque aéreo dos Estados Unidos em Bagdá na sexta-feira matou Qassem Soleimani, comandante da força de elite iraniana Quds e arquiteto da crescente influência militar do país no Oriente Médio.
Soleimani era um general considerado a segunda figura mais poderosa do Irã, depois apenas do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei.
O ataque noturno dos EUA, autorizado pelo presidente Donald Trump, marcou uma escalada dramática em uma disputa no Oriente Médio entre o Irã e os Estados Unidos e seus aliados, principalmente Israel e Arábia Saudita.
O comandante da principal milícia do Iraque, Abu Mahdi al-Muhandis, conselheiro de Soleimani, também foi morto no ataque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário