#BRASIL
Óleo encontrado em praias é originário da Venezuela, diz relatório da Universidade da Bahia
O petróleo encontrado no Nordeste vem da bacia venezuelana, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira, 10, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Anteriormente, análises da Marinha e da Petrobras já haviam indicado que o poluente era originário do país vizinho. O governo Nicolás Maduro, no entanto, nega que o petróleo venha do país vizinho.
Segundo a diretora do Instituto de Geociências da Universidade, Olivia Oliveira, a análise de amostras coletadas no litoral da Bahia e Sergipe mostrou a presença de carbono e biomarcadores semelhantes a um dos tipos de petróleo produzidos na Venezuela.
Segundo ela, nenhum óleo produzido no Brasil possui distribuição de biomarcadores semelhante aos encontrados nas amostras. Os biomarcadores são organismos que viveram em determinadas idades geológicas, possibilitando comparar as idades das bacias de petróleo.
A pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Nove amostras foram analisadas, sete do estado vizinho. As análises geoquímicas foram realizadas no Laboratório de Estudos Petrolíferos (Lepetro) da UFBA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário