A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

BOM COLESTEROL E MAU COLESTEROL

Dicas Infalíveis para Diminuir o Colesterol

Pesquisas comprovam que quase 30% da população brasileira apresenta altas taxas de colesterol. Essa doença que está cada vez mais infiltrada em nosso dia a dia, pode ser facilmente controlada com uma boa alimentação e acompanhamento médico.

A alimentação saudável + atividade física, tem grande peso na hora de controlar os altos níveis de colesterol.
Não se engane, o colesterol alto não é exclusividade das pessoas com sobrepeso, obesos ou idosos, visto que há outros fatores desencadeantes dessa anomalia como os maus hábitos alimentares, tabagismo, histórico familiar, estresse, e algumas doenças já existentes que dão um empurrãozinho para aumentar os níveis de colesterol (como diabetes, doenças renais e até do fígado).

Nos tempos atuais, até as crianças tem altos níveis de colesterol, visto que uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com duas mil pessoas, mostram que 44% das crianças com idade entre 2 a 9 anos, já apresentaram níveis de colesterol elevados.

O colesterol em si não é uma doença, o que gera o problema cardiovascular é justamente o seu excesso. Seus níveis controlados são até essenciais no nosso organismo, pois o mesmo tem função importante para nossa saúde, como produção de hormônios (até sexuais), absorção de vitamina D e sais biliares, que auxiliam no processo de digestão.
É interessante conhecer o colesterol um pouco mais a fundo, ate mesmo para entender como ele pode nos prejudicar, e assim, fazer de tudo para prevenir.

Essa gordura é composta por dois personagens, o LDL (o lobo mau) e o HDL (o chapeuzinho vermelho). Alguns alimentos são ricos em LDL e outros em HDL, por isso o controle do colesterol começa com a alimentação e no aumento do consumo de alimentos fontes de HDL.

Cada um faz um tipo de Transporte!

O LDL transporta a gordura em excesso para as artérias e até para o tecido adiposo, acumulando aquela gordurinha local que é extremamente perigosa, podendo inclusive, causar o entupimento das artérias (como ocorre em doenças mais graves como o próprio infarto).

Já o HDL faz o papel de bom moço, recolhendo os restos de gordura que o LDL deixou (ao intoxicar o corpo), realizando um verdadeira limpeza interna no organismo.

Para aumentarmos o consumo de HDL e dizer adeus ao colesterol alto, é necessário conhecer alguns alimentos que são fortes aliados nessa missão:
• Peixes: Uma excelente fonte de omega 3 e gorduras boas. É importante ter o peixe na mesa por, pelo menos, 3 vezes na semana. Dê preferência aos assados e grelhados, que são ótimas opções para a rotina corrida. Como acompanhamento opte pelo pate ou ainda, procure trocar a maionese pelo azeite e o sal pelos aromatizantes (como a salsinha, cebolinha e manjericão).
• Aveia: Tem a função de aumentar efetivamente o HDL e diminuir o LDL. Consumir 3g pode reduzir em até 20% do colesterol total. Acrescente aveia na sua rotina, dê preferência, combinado com frutas e vitaminas nos lanches (de pré refeição).
Seu consumo deve ser regular com pelo menos 2 colheres de sopa todos os dias.
As Fibras Solúveis da aveia são ótimas na hora de fazer a faxina nas artérias.
• Laranja: Não só rica em vitamina C e ótima para nossa imunidade. A laranja que é antioxidante, auxilia na diminuição dos altos níveis de LDL.
Além dos clássicos sucos, procure comer a laranja inteira com bagaço e tudo, pois é no bagaço que encontramos os maiores valores de fibras essenciais para o dia a dia.
• Azeite: Essencial na hora da prevenção de doenças cardíacas, o azeite (fonte de ácido oléico), regula os níveis de colesterol. Para se ter uma ideia, 100 gr equivalem á 10 colheres de sopa, resultando em 900 calorias. Justamente por isso devemos ter atenção na quantidade do seu consumo. O ideal fica em três colheres de sopa ao dia.

Tenha uma Vida Saudável de uma vez por Todas!

Deixe o estresse de lado, procure uma atividade que goste e libere a adrenalina.
Troque os produtos industrializados por naturais, o refrigerante pelos sucos, aumente o consumo de agua e coloque mais frutas, legumes e verduras no prato.

Muito mais importante do que tratar uma doença é a sua prevenção.

Não espere passar por alguma situação difícil e nem a segunda feira chegar, para só então colocar em prática as dicas de alimentação saudável que podem fazer total diferença hoje mesmo!
O limite de colesterol total é ideal que esteja abaixo de 200. Entre 200 e 239 já se torna perigoso e bem vulnerável a problemas cardíacos. Acima de 240 já é um passo para o infarto ou AVC.
O LDL tem seu limite abaixo de 100 para pessoas saudáveis e menor de 70 para indivíduos que já tem algum problema cardiovascular. O HDL é recomendado acima de 40 para homens e 50 para mulh...

Curtir e Ler muito mais:
http://dicadenutricionista.com.br/dicas-infaliveis-para-diminuir-o-colesterol/

Nenhum comentário:

Postar um comentário