Conhecido como Gato-vermelho ou Gato-do-mato, é um dos mais belos felinos que compõem a fauna da Caatinga. Antigamente, acreditava-se que o Gato-vermelho e o Gato-mourisco pertenciam a espécies diferentes, porém foi comprovado que pertencem à mesma espécie, havendo apenas uma diferenciação em relação à cor da pelagem. Uma fêmea pode ter filhotes das duas cores, pelagem marrom-avermelhado ou cinza escuro.
Normalmente se alimenta de roedores, porém em alguns casos podem atacar filhotes de caprinos ou ovinos, ocasionando "conflito" com os criadores, gerando um dos motivos pelo qual são caçados. Alguns relatos apontam que, o motivo pelo qual o Gato-vermelho ataca animais que antes não faziam parte da sua alimentação seja por conta que a degradação do seu ambiente tenha também diminuído seu alimento natural. Outros relatos apontam que pode ser apenas uma adaptação por um tipo de presa mais vulnerável. De qualquer forma, é uma espécie que precisa ser muito estudada, pois ainda existem poucos trabalhos sobre esse animal que merece ser preservado!
A foto foi tirada nas margens do Riacho do Navio, na Fazenda Siri de Bibi Goyanna, em Floresta-PE. Parabéns pela foto Ourinho Goyanna
— emFloresta.Normalmente se alimenta de roedores, porém em alguns casos podem atacar filhotes de caprinos ou ovinos, ocasionando "conflito" com os criadores, gerando um dos motivos pelo qual são caçados. Alguns relatos apontam que, o motivo pelo qual o Gato-vermelho ataca animais que antes não faziam parte da sua alimentação seja por conta que a degradação do seu ambiente tenha também diminuído seu alimento natural. Outros relatos apontam que pode ser apenas uma adaptação por um tipo de presa mais vulnerável. De qualquer forma, é uma espécie que precisa ser muito estudada, pois ainda existem poucos trabalhos sobre esse animal que merece ser preservado!
A foto foi tirada nas margens do Riacho do Navio, na Fazenda Siri de Bibi Goyanna, em Floresta-PE. Parabéns pela foto Ourinho Goyanna
Nenhum comentário:
Postar um comentário