A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Obrigada, Namastê 🙏🏻❤

Clima da Índia

A melhor época do ano para visitar a Índia depende muito da pessoa e das regiões que quer visitar na sua viagem.  É comum ter temperaturas de 30 graus no sul do país enquanto está nevando nas montanhas do Himalaia no norte.
Pôr-do-sol em Assam, no nordeste da Índia
Tem 3 estações distintas na maior parte do país – o verão, as monções, e o inverno.  Em geral, a maioria dos turistas acha o inverno a temporada mais confortável para visitar a maior parte da Índia, enquanto o verão é a época mais confortável para visitar muitos lugares nas montanhas.

Verão

O verão na Índia dura mais ou menos de março até junho.
Muitas cidades nas montanhas (do Himalaia e também do sul) têm temperaturas relativamente agradáveis no verão, embora exista muita variação entre as diferentes regiões montanhosas.  Alguns brasileiros podem achar esses lugares frios até no verão, mas quem visita a Índia no verão geralmente curte mais das montanhas.
Na maioria do país, faz muito calor no verão.  Várias cidades do interior da Índia têm temperaturas máximas de 40 graus ou mais, em média, no mês de maio.  No extremo, os termômetros já registraram 50 graus várias vezes no deserto do Rajasthan!  As temperaturas não chegam tão altas nas regiões do litoral (uns 32-36 no verão), mas geralmente essas regiões tem muita, muita umidade.  Brasileiros das regiões mais quentes e úmidas do país talvez aguentem isso melhor do que os turistas de outros países.  Porém, não é a época mais confortável para caminhar pelas cidades da Índia ou movimentar-se pelo país – muitos indianos também fogem para as montanhas no verão.

Monções

Tem 2 monções na Índia (com nomes que se referem à direção de onde vêm os ventos).
A monção principal é conhecida como a “monção do sudoeste”.  Atinge o extremo sudoeste do país (Kerala) no início de junho, e “sobe” para o norte até cobrir a grande maioria do país no mês de julho.  Dura basicamente até setembro.
A outra monção, a “monção do nordeste”, afeta algumas regiões do país (por exemplo o estado de Tamil Nadu no sul), entre outubro e fevereiro.  O lugar mais chuvoso do mundo fica no estado de Meghalaya, no nordeste da Índia – uma região atingida pelas duas monções!
Os indianos se empolgam com o início da monção – a chuva é muito refrescante depois do calor do verão.  Mas a maioria dos estrangeiros evita viajar na Índia nesta época do ano.  Os trens atrasam com mais frequência.  É mais difícil seguir um itinerário firme.  Em alguns lugares, chove quase todo dia.
Mas a intensidade das monções não é igual no país inteiro (Délhi recebe muito menos chuva que Mumbai, por exemplo) – e mesmo nos lugares onde chove mais, não chove o dia inteiro todo dia.  Tem gente que até prefere viajar na Índia nesta época do ano.  Alguns lugares (GoaRajasthan, etc.) ficam cheios de turistas no inverno – então quem visita esses lugares na época das monções pode ter experiências mais autênticas sem a multidão de turistas, e também aproveitar da baixa temporada para obter descontos nos hotéis e nas pousadas.
Outra dica: As montanhas do Himalaia impedem que as monções cheguem até a região de Ladakh, uma região linda e fascinante no extremo norte do país.  Os melhores meses para uma viagem a essa região são entre junho e setembro.

Inverno

O inverno dura mais ou menos de novembro até fevereiro na Índia.
Na maioria do sul do país, especialmente no litoral, ainda faz calor no inverno – só um pouco menos que no verão.  Em Kerala e Goa, por exemplo, as temperaturas geralmente chegam até 30 graus durante o dia e não menos de 20 a noite, mesmo em dezembro e janeiro.  As regiões mais altas do interior do sul têm temperaturas mais frias no inverno, chegando a 15 graus a noite em média em Bangalore, por exemplo.
Alguns brasileiros podem achar o norte da Índia muito frio no inverno – as temperaturas chegam a menos de 10 graus a noite em cidades como Délhi e Jaipur, mas geralmente com temperaturas agradáveis durante o dia.  (As temperaturas são mais frias ainda nas montanhas do Himalaia.)  A maioria dos turistas estrangeiros preferem o clima do inverno na Índia ao calor intenso do verão ou as chuvas das monções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário