A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

domingo, 19 de abril de 2015

LEITE VEGETAL DE GERGELIM

Você já experimentou tomar leites vegetais? Não conhece? Os “leites vegetais” são bebidas feitas a partir de grãos, sementes, cereais, que substituem os leites de origem animal, sendo uma excelente opção para quem tem intolerância a lactose, ou para quem simplesmente quer reduzir o consumo de leite. São altamente nutritivos e saudáveis. Existem versões cruas (germinadas) e cozidas, e a escolha vai de acordo com o gosto pessoal e a disponibilidade.
Os leites vegetais podem ser uma ótima opção alimentar para quem anda querendo diminuir o consumo de leite animal, ou até retirá-lo do cardápio diário por completo. E o melhor da história: ao adotar novos leites em sua vida, você não vai sofrer por falta de nutrientes. Pelo contrário, poderá ganhar em fibras, minerais e saúde. Ao contrário do que se pensa, não se deve ter medo de parar de tomar o leito: os vegetais são as melhores fontes de cálcio que o leite. Para saber mais, veja o artigo O que Você Precisa Saber Sobre o Cálcio.
Dentro das diversas opções de leites vegetais, hoje vamos falar sobre o de gergelim, pois é uma opção simples e riquíssima. O gergelim é ótimo para os músculos e o cérebro. Tem muita proteína e ácido fólico, essencial na formação das células sanguíneas. Possui magnésio que vai ajudar o cálcio a ser fixar nos ossos.
O gergelim possui a lecitina, substância que desempenha importante papel adstringente no organismo, além de componente do tecido nervoso. Sua ação de laxante suave é devida a presença de mucilagens que se desenvolvem após sua hidratação prévia em água filtrada. Saiba mais sobre o gergelim.

Como preparar o leite de gergelim?

Ingredientes:
  • 1 xícara de gergelim (pode ser integral com casca ou o branquinho sem casca)
  • 3 xícaras de água filtrada
Modo de fazer:
  • Deixe o gergelim de molho na água por 8 horas.
  • Depois desse tempo jogue a água fora.
  • Bata no liquidificador com 3  xícaras de água filtrada.
  • Coe. A coagem pode ser feita em uma peneira bem fininha ou em um pano de prato específico para coar leites vegetais.
Coloque em uma garrafa de vidro com tampa e guarde na geladeira. O tempo de durabilidade é baixo, de 1 a 2 dias. Você pode usar o leite para beber puro, em vitaminas ou colocar sobre os cereais. Eu particularmente nunca tomei puro, mas sempre uso em vitaminas e fica muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário