“Os abolicionistas radicais, como Nabuco, André Rebouças, José do Patrocínio, Antonio Bento, Rui Barbosa, Senador Dantas e outros esperavam que a extensão da educação a todas as classes, a participação política em massa e uma ampliação de oportunidades econômicas para milhões de negros e mulatos e outros setores menos privilegiados da sociedade brasileira viessem a permitir que estes grupos assumissem um lugar de igualdade numa nação mais homogênea e próspera”.
O mesmo pesquisador assinala ainda o fato de que “durante os anos abolicionistas, a reforma agrária foi proposta frequente e urgentemente”. E lembra do plano de André Rebouças, no qual grandes proprietários venderiam ou alugariam lotes de terras a libertos, imigrantes e lavradores. Trata-se de uma modalidade de reforma que prescinde da democratização fundiária, restringindo-se às regras do mercado então vigentes. Quando a campanha abolicionista tomou vulto, tais propostas foram pouco a pouco sendo deixadas de lado. Quais as razões disso? Voltemos a Florestan Fernandes. Talvez a resposta esteja sintetizada neste trecho de seu livro já citado: “A preocupação pelo destino do escravo se mantivera em foco enquanto se ligou a ele o futuro da lavoura. Ela aparece nos vários projetos que visaram regular, legalmente, a transição do trabalho escravo para o trabalho livre, desde 1823 até a assinatura da Lei Áurea. (...) Com a Abolição pura e simples, porém, a atenção dos senhores se volta especialmente para seus próprios interesses. (...) A posição do negro no sistema de trabalho e sua integração à ordem social deixam de ser matéria política. Era fatal que isso sucedesse”. A história que se seguiu confirmou essas palavras. |
Eu sou Rose, vegetariana, Ciberativista do Greenpeace Brasil, solidária, ambientalista, amo a Deus, as pessoas, os animais, a natureza, sofri um acidente de carro aos 19 anos, mas sigo em frente, amando a vida e todo bem que Deus tem feito." ....porque a alegria do Senhor é a nossa força. Neemias 8:10" Use a internet para o bem, por um Mundo melhor "Realmente".Rose.
A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
sexta-feira, 11 de maio de 2018
OS ABOLICIONISTAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário