A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

ABOLIÇÃO DA ESCREVIDÃO

Há 131 anos, o domingo de 13 de maio de 1888 amanheceu no Rio de Janeiro, capital do Império do Brasil. Foi um dia de festa. A escravidão chegou ao fim através de uma lei aprovada no Senado e assinada pela princesa Isabel.

O Brasil foi o último país da América a acabar com a escravidão. Por mais de três séculos, foi o maior destino de tráfico de africanos do mundo, quase cinco milhões de pessoas. A maioria dos descendentes daqueles que chegaram também foram escravizados.

"Todos saímos. Todos respiravam felicidade, tudo delirava. Realmente, foi o único dia de delírio público que me lembra de ter visto", lembrou cinco anos depois o escritor Machado de Assis, que participou das comemorações do fim. da escravidão no Rio.

Outro escritor afro-descendente, Lima Barreto, completou 7 anos em 13 de maio e comemorou seu aniversário na multidão. Décadas mais tarde, ele se lembraria: "Eu nunca vi tanta alegria em minha vida. Era geral, era total. E os dias que se seguiram, dias de lazer e satisfação, me deram uma visão de vida inteiramente de celebração e harmonia ".


Nenhum comentário:

Postar um comentário