A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Camurça


Camurça

A camurça tem um velo (lã) espesso, coberto por um pelame cerrado e razoavelmente longo. Os pêlos da camurça são marrom-escuro no inverno e amarelo-tostado no verão. A camurça tem uma mancha branca na garganta, que não muda com as estações.
A camurça é muito ágil. Seus cascos são de um material ósseo flexível, que lhe permitem saltar até 6 m sem que se machuque. A camurça come o que encontrar nas pastagens alpinas e freqüentemente destrói a vegetação. Seu aparelho digestivo permite que a camurça coma até as folhas pontiagudas das coníferas. A camurça habita principalmente as florestas alpinas e, no verão, escala os montes até as partes nevadas.
Durante a época de acasalamento, em novembro ou dezembro, os camurça machos lutam uns com os outros com seus chifres afiados.

Muitas vezes o combate resulta na morte do perdedor. No fim de maio as fêmeas têm filhotes. Os filhotes já nascem saltando. A camurça tem que tomar muito cuidado com raposas e lobos, que são seus inimigos principais. As fêmeas e os filhotes novos formam rebanhos que se juntam. Os machos são solitários, exceto durante a época de acasalamento.

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 1.2 m
Peso:45 kg
Tempo de vida: 22 anos
Os indivíduos de ambos os sexos têm chifres que crescem para cima
e que se curvam e se cruzam
Comprimento dos chifres: 25 cm
Glândulas aromáticas na base dos chifres
Facilmente domesticáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário