A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

quinta-feira, 26 de abril de 2012


Subjuntivo
Verbo ser / estar - Seja / Esteja
Muitas pessoas têm dúvida sobre o uso das formas "seja" e "esteja". Há quem as substitua por "seje" ou "esteje"... Isso é explicável porque a terminação "-e" aparece com freqüência no presente do subjuntivo. Esse é o tempo verbal que usamos em frases como "ela quer que eu fale...", "não que eu não pense", "ele quer que eu beba...", "ela quer que eu permita...".
Há um esquema simples que podemos utilizar na conjugação desse tempo:
Verbos terminados em "ar" - a conjugação termina em "e".
Verbo falar - "Ela quer que eu fale..."

Verbos terminados em "er" e "ir" - a conjugação termina em "a".
Verbo fazer - "Ela quer que eu faça..."
Verbo permitir - "Ela quer que eu permita..."

No caso de "seja", trata-se do presente do subjuntivo do verbo "ser". Lulu Santos utilizou a expressão na canção "Assim Caminha a Humanidade":

Ainda vai levar um tempo
Pra fechar o que feriu por dentro
Natural que seja assim...
O grupo Barão Vermelho também utiliza a expressão na canção "O Poeta Está Vivo":
Se você não pode ser forte
Seja pelo menos humana...


Nenhum comentário:

Postar um comentário