A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Frans Krajcberg

 ⭐Frans Krajcberg: conheça as obras e o ativismo ambiental do artista

A primeira forma de linguagem do homem foi o “grito da natureza”. De acordo com o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, os homens utilizavam sons para pedir socorro no perigo ou ao aliviar-se de dores violentas. O grito de Frans Krajcberg (1921 - 2017) foi semelhante a essa linguagem primitiva, na medida em que denunciou a violência do homem contra a natureza e expunha a dor das florestas devastadas. O artista plástico, premiado na Bienal de Veneza, na Bienal de São Paulo e no Salão de Arte Moderna, entre outros, foi muito importante no panorama da arte brasileira e desenvolveu um poderoso trabalho de ativismo com suas obras em pintura, escultura e fotografia.

Frans Krajcberg viveu seus últimos anos em Nova Viçosa, onde mantinha seu ateliê no Sítio Natura, cercado pela única porção de Mata Atlântica remanescente na região. Ele faleceu no Rio de Janeiro, em 2017, deixando uma enorme quantidade de obras voltadas para a relação entre arte e meio ambiente.


O grito de Frans Krajcberg

Em um mundo em que o individualismo e a indiferença tornam o dia a dia frio e violento, o grito de Frans Krajcberg se mostra ainda e cada vez mais necessário. Ele lutou e gritou contra o que chamava de barbárie do homem contra o homem e da humanidade contra a natureza. “A minha vida é essa, gritar cada vez mais alto contra esse barbarismo que o homem pratica”, revelou. Ele fez da sua arte um grito de revolta ao transformar troncos e galhos calcinados em esculturas. "Quero que minhas obras sejam um reflexo das queimadas. Por isso uso as mesmas cores: vermelho e preto, fogo e morte."

🙏🏻👏🏼👏🏼👏🏼🙌🏼🙏🏼 😉 🐶🐶

💙🦉💚💚💚💚💚💚 #respeiteopovodafloresta #Deusnocomando #recicle #preserveanatureza #nãojoguelixonomar #respeiteosbichos

#todapositividade #gratidão

#amorefé #stopvírus

🦉 vibração através do Amor!🦉🧿🏄🏻💪🤘

💙💚🙏🌊🌞🌻🌺🦉



Nenhum comentário:

Postar um comentário