A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

CALÇAR - SHOE

Calçar: como se diz o verbo “calçar” em inglês?
Calçar
Recentemente, em uma rede social, um dos usuários quis tirar uma dúvida sobre o verbo “calçar”, que, suponho, ele deva ter achado ser muito simples: “Como é ‘Quanto seus filhos calçam’ em inglês?” Longe de ser simples, traduzir “calçar” levou a uma discussão que durou dois dias. O problema é que o verbo “calçar” – para sapatos -, não existe em inglês. Algumas das traduções oferecidas, todas corretas, foram estas:

Quanto seus filhos calçam?
What size shoe do your children wear?
Quanto seus filhos calçam?
What’s your children’s shoe size?
Quanto seus filhos calçam?
What size shoe do your kids take?
Quanto seus filhos calçam?
What size do your kids take in a shoe?
Cf. Como se diz “usar” em inglês: “USE” ou “WEAR”?

Todas as traduções, o leitor reparará, têm a palavra shoe. Sem ela, a pessoa que ouve a pergunta não pode saber se é uma dúvida sobre tamanho de calça, camisa, bota ou chapéu. Isso é diferente de português, no qual se pode dizer “calçar Prada” e “calçar 37″, e sabe do que se está falando:

Eu calço Prada.
I wear Prada shoes.
Eu calço 37.
I wear a size 37 shoe.
A palavra calças em inglês americano é pants; a forma diminutiva – calcinhas -, também é usada com a palavra em inglês: panties.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário