A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

terça-feira, 27 de maio de 2014

20 espetaculares animais transparentes

Criaturas errantes que parecem fantasmas são abundantes no planeta. Não estamos falando de aparições de mortos, mas sim de animais transparentes – criaturas com peles que lembram vidro e que podem ser encontradas escondidas em diversos ecossistemas ao redor do globo.
Confira uma lista com alguns desses bichos fascinantes:

Camarão-fantasma

1
As conchas semitranslúcidas desses crustáceos minúsculos os deixam quase tão transparentes quanto os aquários de vidro em que eles normalmente vivem. Na natureza, diferentes espécies podem ser encontradas em rios e lagos de todo o mundo. O animal é tão claro que só adquire cor depois de comer alguma refeição colorida, que geralmente é à base de plantas e, portanto, verde.

Sapo de vidro

2
Esses anfíbios da família Centrolenidae são chamados de sapos de vidro porque a pele abdominal de muitas espécies é altamente transparente. Visualizá-las por baixo é como olhar para uma ressonância magnética. Muitos dos órgãos internos dos sapos, como o coração, o fígado e o trato gastrointestinal são visíveis. Encontrados nas selvas da América Central e América do Sul, estes animais são principalmente arborícolas, ou seja, vivem em árvores.

Borboleta transparente

3
Esta borboleta com asas transparentes tem um nome em espanhol, “espejitos”, que significa “pequenos espelhos”. Se não fosse pelo contorno opaco ao redor de suas asas, seria muito difícil ver uma pousada em uma folha ou flor. Adultos muitas vezes migram grandes distâncias, e os machos da espécie são conhecidos por se reunir em grandes grupos e se exibir em uma competição por acasalamento.

Macropinna microstoma

4
Este peixe incomum, às vezes chamado de “peixe fantasma”, tem uma aparência muito estranha, com uma cabeça completamente transparente. Isso porque seus olhos, que estão localizados dentro da cabeça, precisam ser capazes de detectar as silhuetas de presas disponíveis. Seus olhos podem rodar dentro da cabeça, de forma que o peixe pode olhar em várias direções, o que seria impossível se não tivesse um crânio transparente.

Polvo de vidro

5
Este polvo é tão fantasmagórico e incomum que é dono de sua própria família, Vitreledonellidae. Pouco se sabe sobre o animal, mas ele pode ser encontrado em águas tropicais e subtropicais de todo o mundo. Graças à sua pele transparente, os cientistas sabem que seu sentido da visão é muito bom.

Peixe ocelado

6
Esses predadores da Antártida são incomuns porque sua aparência transparente é em grande parte devido ao seu sangue quase invisível. Eles são os únicos vertebrados conhecidos no mundo sem hemoglobina, a proteína no sangue que transporta o oxigênio. Os peixes sobrevivem graças às temperaturas abaixo de zero do oceano onde vivem, já que a água fria tem um teor de oxigênio dissolvido muito maior do que a água mais quente.

Besouro tartaruga

7
Alguns besouros da família Chrysomelidae possuem uma carapaça quase invisível. O objetivo da camada externa transparente é enganar predadores potenciais, pois revela marcas nas costas do inseto que funcionam como um aviso. Besouros tartaruga vêm em muitas variedades diferentes.

Salpas

8
Diferentes de águas-vivas, salpas são tunicados flutuantes transparentes. Seus corpos gelatinosos nadam através da contratação e bombeamento de água através de filtros de alimentação internos. Elas podem ser encontradas em qualquer lugar, mas são mais comuns no Oceano Antártico, onde formam enormes enxames transparentes.

Pepino do mar transparente

9
Recentemente descoberto por pesquisadores do Censo da Vida Marinha, este pepino do mar é tão transparente que seu aparelho digestivo fica em exibição. Encontrado em uma profundidade de 2.750 metros, esse pepino estava rastejando para a frente com seus muitos tentáculos a cerca de 2 centímetros por minuto, enquanto varria sedimentos para dentro de sua boca.

Lula de vidro

10
Há cerca de 60 diferentes espécies de lulas de vidro, muitas completamente transparentes. Esta transparência as mantém escondidas de predadores, já que passam grande parte de suas vidas em águas rasas parcialmente iluminadas pelo sol. Muitas espécies são bioluminescentes. Uma vez que sua glândula digestiva pode ser vista através da pele transparente, é normalmente mantida numa posição vertical para reduzir a sua visibilidade.

Água-viva

11
As criaturas transparentes mais conhecidas do mundo são as águas-vivas. Muitos dos membros do filoCnidaria são transparentes, uma característica que os torna perigosos por causa de suas picadas, às vezes mortais, que podem surpreender nadadores. Seus corpos translúcidos também as colocam entre os mais elegantes indivíduos do oceano.

Peixe-zebra transparente

12
Este peixe-zebra transparente foi criado em 2008 por cientistas para que pudessem estudar os processos de doenças, incluindo a disseminação do câncer. Os peixes transparentes estão permitindo que os cientistas do Hospital Infantil de Boston (EUA) vejam diretamente os órgãos internos do animal e observem o crescimento de tumores em tempo real nos organismos vivos.

Anfípoda transparente

13
Esse anfípoda chamado Phronima é uma das muitas espécies estranhas encontradas recentemente em uma expedição às águas profundas do Atlântico Norte. Em uma estratégia irônica para a sobrevivência, esta pequena criatura mostra tudo o que tem, dentro e fora do corpo, em uma tentativa de desaparecer.

Caboz transparente

14
Aphia minuta, o caboz transparente, é uma espécie de peixe nativa do Oceano Atlântico. Também é encontrada no Mediterrâneo, Mar Negro e Mar de Azov. É uma espécie pelágica, habitando águas costeiras e estuários. É atualmente o único membro conhecido do seu gênero.

Zospeum tholussum

15
Cientistas descobriram essa espécie de caracol com uma concha transparente em uma caverna superprofunda da Croácia. A criatura foi nomeada Zospeum tholussum e pertence a um gênero de caracóis terrestres considerados verdadeiros troglobitas, já que só vivem em cavernas subterrâneas escuras.

Cyanogaster noctivaga

16
A combinação de sua natureza quase invisível e costumes noturnos pode ser a razão pela qual esse peixe demorou tanto para ser descoberto. Ele também é minúsculo, medindo cerca de 17 milímetros. Mora no notoriamente obscuro Rio Negro, na Amazônia. A cor transparente lhe confere benefícios de sobrevivência óbvios como uma forma de camuflagem.

Eurycea sosorum

NGS Picture ID:1320490
A salamandra de Barton Springs é uma pequena salamandra única de Barton Springs, um grupo de fontes naturais em Austin, Texas (EUA). Sua pele marrom-avermelhada salpicada é translúcida, e seus ovos e até o conteúdo da última refeição da salamandra são frequentemente visíveis. Como esse animal não é encontrado em nenhum outro lugar no mundo e depende de água não poluída, é listado como espécie ameaçada desde 1997.

Girinos transparentes

NGS Picture ID:620716
Estes girinos da Costa Rica têm peles translúcidas que revelam intestinos bem enrolados.

Pupa transparentes

19
Esta borboleta-monarca, vista em tenra idade, oferece uma pré-visualização da sua famosa cor laranja brilhante que espreita para fora do revestimento transparente da sua pupa.

Isochaetes beutenmuelleri



20
Na fase de pupa, essas lagartas são quase transparentes e cobertas de pelos espinhosos que contêm veneno que pode causar dermatite. Por isso, são também chamadas de lagartas urticantes. [MNNNatGeoOddee]

Nenhum comentário:

Postar um comentário