A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Conheça o Samosa, o quitute mais famoso de Caminho das Índias

Conheça o Samosa, o quitute mais famoso de Caminho das Índias

 Ele é a iguaria mais pedida na pastelaria de Ashima, a mãe de Indra. A personagem de Mara Manzan na novela "Caminho das Índias" encanta os brasileiros com os seus costumes gastronômicos indianos. Em especial, o samosa. Na casa de Opash (Tony Ramos) também não pode faltar. O quitute, que lembra um pastel, gera até intrigas entre noras, ''tik"!

Receita Samosa de Vegetal

Mas afinal qual é a diferença do prato indiano e do nosso pastelzinho? Mukesh Chandra, dono do tradicional restaurante indiano Govinda, explica as três diferenças: o formato triangular, a quantidade de recheio e o ritual de se comer com molhos, que podem ser de hortelã, manga ou gengibre. "O samosa é bem menor e não tem recheio 'de vento' como os brasileiros. Na Índia 90%, dos que são consumidos são de batata com ervilha", diz. O recheio original é bem picante e quase sempre vegetariano. No norte do país é possível apreciar variações com carne de carneiro ou de frango. Mas afinal qual é a diferença do prato indiano e do nosso pastelzinho? Mukesh Chandra, dono do tradicional restaurante indiano Govinda, explica as três diferenças: o formato triangular, a quantidade de recheio e o ritual de se comer com molhos, que podem ser de hortelã, manga ou gengibre. "O samosa é bem menor e não tem recheio 'de vento' como os brasileiros. Na Índia 90%, dos que são consumidos são de batata com ervilha", diz. O recheio original é bem picante e quase sempre vegetariano. No norte do país é possível apreciar variações com carne de carneiro ou de frango. 

Aprenda a fazer o chai, o chá de Caminho das Índias

Se em território verde e amarelo o samosa está restrito aos restaurantes típicos, na Índia ele é consumido no meio da rua e em todas as refeições. "Os camelôs fritam na hora e ele está presente desde a hora do chá até festas noturnas. É o salgadinho mais popular do país. O nosso povo cresce comendo samosa", esclarece Mukesh. E depois que ele foi parar nas telas, os clientes já chegam pedindo pelo prato. "A novela despertou a atenção de tal forma que as pessoas nem comeram e já gostam", brinca ele. 

Ele revela ainda que a massa é similar à dos pastéis comprada em supermercados. Ou seja, você pode usar a massa pronta e caprichar nos recheios e molhos. A publicitária Alessandra Fragata prepara para toda família e amigos: "Dá trabalho fazer em casa, mas compensa. Eu adoro. Aprendi a fazer no templo Hare Krisnha, com os devotos. Então tem todo um procedimento: você realmente dá o melhor de si porque a intenção é cozinhar para Krishna, que é Deus", opina. Alessandra, que virou uma especialista informal em samosas caseiros, dá dicas: "As massas de pastéis que a gente compra têm gordura hidrogenada e são mais finas que os samosas. Você pode fazer frito ou, se quiser uma opção mais saudável, assado".

Serviço

São Paulo

Govinda Indian Restaurant
Rua Princesa Isabel 379, Brooklin. Tel.: (11) 5092-4816

Delhi Palace
Av. Presidente Juscelino Kubitschek 1132, Itaim Bibi. Tel.: (11) 3574-0044

Rio de Janeiro
Raajmahal
Rua General Polidoro 29, Botafogo. Tel.: (21) 2542-6242

Nenhum comentário:

Postar um comentário