A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Narendra Modi toma posse como novo premiê da Índia

Cerimônia ocorreu sob forte esquema de segurança.
Ele jurou seu cargo diante do presidente do país, Pranab Mukherjee.

Narendra Modi (esquerda) conversa com seus ministros Rajnath Singh (2º da esquerda) e Sushma Swaraj (3ª da esquerda) em cerimônia nesta segunda-feira (26) (Foto: Prakash Singh/AFP)

O novo primeiro-ministro da Índia, o hinduísta Narendra Modi, tomou posse nesta segunda-feira (26) em Nova Déli na presença de líderes do Sul da Ásia, incluído o do Paquistão, e sob um forte esquema de segurança.
Modi jurou seu cargo diante do presidente do país, Pranab Mukherjee, em cerimônia no Palácio Presidencial, acompanhado por líderes dos outros sete países que integram a Associação para a Cooperação Regional do Sul da Ásia (Saarc, por sua sigla em inglês).
"Eu, Narendra Damodardas Modi, juro em nome de Deus manter a integridade da Índia", declarou em hindi.
"Trabalharei sem temor, sem revolta e sem ódio, e farei justiça a todos de acordo com a Constituição".
A chegada ao poder de Modi, líder do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (BJP), representa uma guinada para a direita da Índia, que foi governada durante os últimos 10 anos pelo Partido do Congresso da dinastia Nehru-Gandhi.
Modi, filho de um vendedor de chá, de 63 anos, conquistou a maioria mais ampla no Parlamento dos últimos 30 anos, com um programa centrado na retomada do crescimento e na criação de empregos.
Ele deu à Índia a sua primeira maioria parlamentar após 25 anos de governos de coalizão, o que significa que ele tem uma ampla base para avançar com as reformas que começaram há mais de duas décadas, mas foram interrompidas nos últimos anos.
Muitos partidários o veem como o equivalente da Índia ao ex-presidente neoliberal dos Estados Unidos Ronald Reagan ou à líder britânica Margaret Thatcher.
Modi convidou os líderes de todo o sul da Ásia para a sua cerimônia de posse, incluindo o primeiro-ministro Nawaz Sharif, do inimigo Paquistão, num gesto sem precedentes que é tanto uma demonstração de sua determinação em ser um participante-chave no cenário mundial como uma celebração de sua retumbante vitória eleitoral.
  •  
O novo primeiro-ministro da Índia, o hinduísta Narendra Modi, toma posse nesta segunda-feira (26) em Nova Déli (Foto: AFP)O novo primeiro-ministro da Índia, o hinduísta
Narendra Modi, toma posse (Foto: AFP)
Mesmo antes de sua posse, Modi conseguiu destaque no cenário global, onde já foi tratado com desconfiança. Ele falou com os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia e se tornou uma das apenas três pessoas que o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, segue no Twitter. O governo norte-americano já negou um visto a Modi em 2005, mas o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agora o convidou para visitar a Casa Branca.
"Juntos, vamos escrever um futuro glorioso para a Índia. Vamos juntos sonhar com uma Índia forte, desenvolvida e que até mesmo se envolva ativamente na comunidade global para fortalecer a causa da paz e do desenvolvimento mundial", disse ele.
A pompa e a cerimônia marcaram o evento em Rashtrapati Bhavan, uma mansão de arenito da era colonial, com 340 quartos, no coração de Nova Délhi, com a presença de cerca de 4.000 convidados, entre os quais desde membros da família derrotada Nehru-Gandhi a industriais, atores de Bollywood, líderes religiosos e de vários países vizinhos.
O BJB e seus aliados tiveram uma vistória arrasadora este mês, destituindo o Partido do Congresso, da dinastia Nehru-Gandhi, em um grande abalo sísmico na política do país, o qual lhe deu um forte mandato para fazer profundas reformas econômicas.
Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou Modi e disse que espera trabalhar estreitamente com o novo governo indiano, declarou a Casa Branca em um comunicado.
"Como duas das grandes democracias do mundo, Índia e Estados Unidos compartilham um vínculo e um compromisso estreitos a favor da promoção das oportunidades econômicas, da liberdade e da segurança de nossos cidadãos e no mundo", afirmou a presidência americana.
O presidente Obama já havia telefonado para o novo primeiro-ministro indiano no dia 16 de maio, quando foi anunciada a vitória do partido nacionalista hindu BJP de Modi nas eleições legislativas.
Barack Obama convidou na ocasião o primeiro-ministro a visitar os Estados Unidos "para fortalecer as relações bilaterais" entre os dois países envolvidos em uma associação estratégica.
Nova Déli - Índia.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/05/narendra-modi-toma-posse-como-novo-premie-da-india.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário