A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

terça-feira, 27 de maio de 2014

As melhores maneiras de reutilizar suas sobras de cozinha

Publicado em 26.05.2014
food-waste1
Se você é do tipo que gosta de receber visitantes em casa para jantares, festas ou mesmo a ceia de Natal, provavelmente já teve problemas para tentar aproveitar melhor os restos dos alimentos e bebidas. Dos restinhos de cerveja nas latas que ficam espalhadas pela casa até a água da conserva daquele picles, muita coisa pode ser reaproveitada. Nós separamos várias dicas para reduzir o seu desperdício na cozinha.

Sobras de bebidas

Se você tiver sobras de refrigerante, vinho, champanhe ou uma cerveja que já está “choca”, pense duas vezes antes de jogar todo o conteúdo na pia. Você ainda pode usá-los para várias coisas.
Refrigerante
Você pode fazer o molho barbecue com qualquer Coca-Cola ou Pepsi (ou semelhantes) que você tenha. O sabor e teor de açúcar dos refrigerantes escuros deixa molhos espessos e saborosos. Além disso, o açúcar carameliza também quando você o grelha. Depois de ferver o refrigerante com os outros ingredientes, você terá um molho barbecue picante e doce que vai durar vários meses na geladeira.
Se você tem restos de Sprite ou alguma outra marca de refrigerante sabor limão, você pode usá-los para evitar que frutas escureçam. Na maioria das vezes, as pessoas usam suco de limão, mas é possível usar bebidas cítricas. Basta mergulhar as frutas cortadas no refrigerante para manter o frescor, o que pode ser útil quando você está preparando uma salada de frutas. No entanto, tenha em mente que o uso do refrigerante irá aumentar o teor de açúcar do seu fruto, se comparado ao suco de limão.
Se você não estiver interessado em fazer molho de churrasco, você pode usar seus restos de Coca-Cola paralimpar o vaso sanitário. Despeje um pouco no seu vaso sanitário e deixe agir por uma hora – você pode fazer isso de um dia para o outro, se preferir. Os ácidos na bebida sabor cola vão ajudar a tirar as manchas e outros resíduos para que você possa esfregar tudo com mais facilidade.
4 alimentos extremamente saudáveis que você provavelmente nunca experimentou
Você ainda pode usar bebidas carbonatadas no jardim. Pegue essas bebidas de limão aromatizadas e adicione um pouco ao seu regador antes de molhar as flores. O ácido cítrico e o açúcar do refrigerante darão às suas flores um impulso de crescimento. Você pode fazer o mesmo com restos de refri de gengibre para que suas plantas cresçam mais rápido e mais saudáveis. As bebidas de gengibre têm fosfato e outros nutrientes que ajudam a enriquecer o solo do seu jardim.
Champagne e vinho
Você pode fazer vinagre com restos de vinho, champanhe ou espumante. Basta pegar qualquer um deles e despejar em uma jarra de vidro. Em seguida, cubra seu frasco com algumas camadas de gaze para evitar que poeira ou insetos caiam na bebida. Guarde a jarra em um lugar fresco e escuro por alguns meses e a confira periodicamente para ver quando se transformará em vinagre. Uma vez pronto, basta guardar o seu vinagre em uma garrafa com uma rolha. Você também pode usar o resto de vinho em um molho de salada.
Fora isso, para aproveitar o inverno que vem por aí, você ainda pode misturar o vinho restante com algumas especiarias e fazer o bom e velho quentão (bebida é conhecida como vinho quente). Em último caso, se você só tem um restinho de vinho na garrafa, vale tentar deixá-lo perto da sua fruteira. Em vez de fazer a festa nas suas frutas, moscas e insetos serão atraídos para o açúcar no vinho e ficarão presos na garrafa.
Cerveja e bebidas alcoólicas
Você pode usar sobras de cerveja para cozinhar de algumas maneiras diferentes. A cerveja é um ótimo ingrediente para a massa de petiscos fritos (como anéis de cebola). O dióxido de carbono e o álcool na cerveja ajudam criar uma massa que é crocante e saborosa. Você também pode usar cerveja para marinar a carne antes de grelhar. Não só este ingrediente especial vai amaciar a carne e deixá-la com um sabor delicioso, como é possível que a sua carne também fique mais saudável.
Deixando a culinária um pouco de lado, se você tem potes e panelas enferrujadas, você pode usar sobras de cerveja para limpá-las. A acidez da cerveja ajuda a quebrar a ferrugem, então tudo que você tem a fazer é deixá-las de molho por um tempo e, em seguida, limpá-las.
Tem um monte de garrafas quase vazias de bebidas alcoólicas? Faça alguns licores caseiros. Não é necessário destilar e é fácil de fazer. Tudo que você precisa é uma base de álcool e uma mistura de açúcar, frutas, legumes, ervas e especiarias. Com um pouco de tempo, tudo vai se misturar, fazendo uma bebida saborosa.
Se você tiver um pouco de vodka sobrando e não quiser bebê-la, pode usá-la como desinfetante. Ou, se você não tem absolutamente nenhuma ideia do que fazer com o que você tem, dê uma olhada em aplicativos especializados. Muitas vezes, eles te dão a opção de selecionar as receitas pelos ingredientes que você tem.
Café
Se você fez um grande bule de café e tem muito sobrando, não se desespere. Se você fizer um bolo, pode usar o café em vez de água na massa. Isto funciona especialmente bem com bolo de chocolate e você também pode fazer isso quando assar brownies, dando um pouco mais de sabor. Você também pode combinar restos de café com leite, creme de leite, ovos e açúcar para fazer um sorvete de café caseiro.
Seus restos de café também têm muitos usos fora da cozinha. Pegue um cotonete, mergulhe-o na borra do café e, em seguida, aplique nas marcas de uso dos seus móveis de madeira. Isso vai ajudar a esconder arranhões e riscos. Você também pode, eventualmente, regar plantas que gostem de solo ácido (como tomates) com café frio ou usá-lo na compostagem para que a mistura fique mais fertilizante.

Sobras de comida

Toneladas de restos de comida vão para o lixo todos os dias. Aqui estão algumas maneiras mais inteligentes para que você use alguns dos alimentos parados na sua cozinha.
Pão
Quando seu pão começa a ficar velho, você não precisa jogá-lo fora. Você pode revigorar essas fatias pela manhã, fazendo algumas rabanadas. A umidade da massa e o calor combinam para dar sabor e suavizar o seu pão. De maneira semelhante, você pode combinar os pedaços de pão velhos que sobraram e fazer pudim de pão caseiro.
Ao invés de usar a umidade para revigorar seus pães, outra maneira de “reciclá-lo” é removendo o restante de umidade que há nele. Corte o seu pão amanhecido em cubos e faça croutons crocantes para saladas ou, com pedaços maiores, para usar como acompanhamento na sopa.
Queijo
Se você tem restos de uma noite de queijos e vinhos ou apenas um monte de queijos endurecendo na sua geladeira, é possível salvá-los. Você pode combinar todos os queijos que você tem e fazer o famoso macarrão com queijo americano. Não importa o quão duro o queijo está, quando você gratina a massa, ele derrete e os sabores combinam.
Você também pode fazer um patê francês de queijo chamado Fromage Fort. Basta combinar seus queijos velhos com um pouco de vinho branco, manteiga e algumas ervas. É ideal para ser servido com biscoitos ou torradas. Não se esqueça de suas sobras de parmesão, que podem ser acrescentadas a sopas. Caso nada disso te agrade, você pode simplesmente pegar todo o queijo que você encontrar, derretê-lo e transformar tudo em um delicioso fondue, seja do estilo econômico ou suíço.
Carnes e aves
Você pode usar restos de carne de um monte de maneiras diferentes, mas o que acontece com os pedaços que você não quer comer? Se você já devorou a maior parte de um frango, use o que sobrou da carcaça para fazer um caldo de galinha. Cozinhe a carcaça de frango com alguns vegetais e você tem um ingrediente clássico que pode ser usado em uma enorme quantidade de receitas – numa versão caseira e com muito menos sódio do que você encontra no mercado. O mesmo acontece com os restos de carne bovina ou suína.
8 alimentos que (surpreendentemente) podem ser bons para você
Se você deixar seu bife esquecido na geladeira por muito tempo, ele vai começar a ficar muito duro e lentamente metamorfosear em carne seca. Você pode revitalizar e amaciar a carne, fazendo ensopado. O cozimento lento amacia a carne e a deixa suculenta novamente.
Longe do fogão, você também pode pegar os ossos de galinha que sobraram e fazer adubo para o seu jardim.Farinha de osso é rica em nitrogênio e pode nutrir o solo sem a necessidade de produtos químicos sintéticos. Apenas certifique-se de quebrar os ossos em pedaços menores primeiro e que seu cachorro ou gato de estimação não chegue perto da área.
Sorvete e doces
Se você tiver um pouco de sorvete de sobra, você pode fazer deliciosos muffins apenas adicionando um pouco de farinha com fermento – a proporção deve ser de duas medidas de sorvete para uma medida da mistura de farinha com fermento. Se você tem uma variedade de sobras de doces, como confeitos de chocolate e balas de goma, misture algumas nozes e passas e faça um aperitivo diferente. Se você tem algumas balas sobrando, você pode usá-los para fazer vodka com sabor. Tudo que você tem a fazer é deixar os doces de molho na vodka e vai acordar para encontrar uma bebida doce de primeira.
Cascas de frutas e vegetais
Se você espremer seus próprios sucos, você pode tirar a polpa que fica na peneira ou no espremedor e misturá-la com água, canela e gengibre para fazer chá de frutas. Jogue tudo em uma panela e deixe ferver. Em seguida, coe a polpa e outros pedacinhos para ter um chá saudável e saboroso. Ou pegue a sua polpa e transforme num bolo saboroso e diferente.
Casca de frutas cítricas ainda podem ser usadas para dar um sabor adicional a ensopados e molho de tomate. Coloque-as no forno a uma temperatura média, em torno de 200 graus, e fique de olho nelas até que sequem completamente. Em seguida, acrescente os pedaços secos em um molho fervendo para que o sabor cítrico o transforme.
Depois de ter picado um monte de legumes para uma refeição, você pode pegar os pedaços restantes, cozinhá-los juntos e obter um caldo de legumes no mesmo estilo daquele de frango que já citamos. Você também pode pegar os restos de vários legumes e facilmente regenerá-los usando nada além de água. Você pode “ressucitar” alface, cebolinha, alho, erva-doce e alho-poró com muito pouco cuidado necessário.
Se você acabar com um pote de picles (nossos velhos conhecidos, os peninos em conserva), você pode usar a água restante para marinar carnes e aves. Ela irá adicionar um novo sabor. Ou você pode usar esse “suco de picles” para fazer um drink nem um pouco convencional chamado pickleback. É só tomar uma dose de uísque e depois fazer o mesmo com a água do pepino em conserva. Hipsters ao redor do mundo juram que os sabores combinam surpreendentemente bem.


Ainda que estejamos vivendo em uma cultura do descartável, isso não significa que não possamos nos esforçar para reciclar e reutilizar. Além de divertido, você pode economizar um pouco de dinheiro. [Life Hacker]

Nenhum comentário:

Postar um comentário