A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Ambientalista Rachel Carson

RACHEL CARSON


     
Rachel Louise Carson nasceu em Springdale, EUA, em 27 de maio de 1907, escritora, cientista, bióloga e ecologista que, por meio da publicação do livro Silent Spring (Primavera Silenciosa), em 1962, ajudou a lançar a consciência ambiental moderna.


Carson, com o lançamento de Primavera Silenciosa, deu início a uma verdadeira revolução em defesa do meio ambiente, influenciando a rede de televisão CBS a fazer um documentário sobre os efeitos do pesticida DDT (sigla de Dicloro-Difenil-Tricloroetano), o qual foi assistido por mais de 15 milhões de espectadores.
         O DDT  foi o primeiro pesticida moderno, tendo sido largamente usado após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos, pulgas, carrapatos e vetores da malária e do tifo.

         Sintetizado em 1874, suas propriedades inseticidas contra vários tipos de artrópodes só foram descobertas em 1939 pelo químico suíço Paul Hermann Müller, que, por essa descoberta,recebeu o Prêmio Nobel de Medicina de 1948.

          Quando lançou sua obra, Carson enfrentou enormes problemas pessoais e críticas infundadas sob o ponto de vista científico, as quais foram instiladas, perniciosamente, por uma mídia manipulada por interesses do capital da maior indústria química do planeta.

         Mais de meio século depois do lançamento do livro Primavera Silenciosa, o mundo se vê ainda envolto na incerteza do amanhã, pois o planeta continua a ser agredido diuturnamente e os interesses corporativistas ainda remanescem sobre os da preservação do ambiente e do próprio ser humano.
             
      Hoje, data em que se comemora o nascimento de Raquel Carson, podemos  lembrar de seu legado, que  permanece vivo e se reflete na tentativa da descoberta do ponto de equilíbrio entre a possibilidade de o ser humano atingir patamares mais elevados de desenvolvimento e a preservação do meio ambiente para a presente e as futuras gerações.

Grande abraço,

JOSÉ ROBERTO SANCHES

Nenhum comentário:

Postar um comentário